A música brasileira possui formação instrumental característica?

brasil
Cursos Técnicos

A música brasileira possui formação instrumental característica?

Se for assumir ou procurar uma formação instrumental característica para explicar a um estrangeiro sobre a música de nosso país, provavelmente, eu falaria violão e voz.

O Brasil conseguiu de algum meio incluir o violão de náilon e voz como uma comunicação certeira do nosso repertório, e grande parte dos nossos compositores assim realiza sua música.

A música brasileira então possui essa formação característica, por representar síntese – a batucada viva nas cordas do violão de náilon.

Mas quanto grupamentos temos outras ainda mais impressionantes e menos conhecidas internacionalmente. Poderíamos ainda pensar no trio de forró, no grupo de samba, no regional de choro, na bateria da escola de samba, na orquestra de frevo. Nos grupos de timbales típicos da Bahia.

A música brasileira é de uma riqueza impressionante. E de um conteúdo muito representativo para com a música popular internacional. Tanto que mesmo os agrupamentos que não originamos, recriamos concedendo a eles sotaque.

O sotaque rítmico, melódico e harmônico, e até acima de tudo, de expressividade da música que se constitui no território brasileiro. Lirismo é chave tanto quanto quaisquer dos aspectos musicais – da harmonia, melodia ou ritmo. Vide nossos instrumentistas, vide nossos compositores e intérpretes.

Pós Graduação