As Características da Bateria

bateria
Cursos Técnicos

Está aí um instrumento apaixonante! Mas quais enfim são as características da bateria?

A bateria é um instrumento de origem norte-americana. Está presente na cultura fonográfica brasileira desde meados da década de 1920, embora tenha se consolidado de fato na década de 1950.

O Brasil é o país das múltiplas percussões, e encarar a bateria como um instrumento substitutivo demorou um tanto para os produtores e arranjadores brasileiros.

O instrumento provém de uma coleção de tambores marciais, típico das bandas militares – com malacaixetas, bumbo e pratos. A ideia é que um instrumentista seja capaz de tocar esses instrumentos somados.

Veja só!

Perante a organologia, a bateria, é um instrumento misto, compondo características de um idiofone e membranofone sem altura definida.

Como curiosidade há um segundo instrumento de característica mista perante a organologia: o Pandeiro. E todavia, não se parecem muito visualmente em proporção, mas nesse caso reflita sobre a função e sonoridade que são capazes de emitir.

O Brasil não criou nem a bateria, e muito menos o pandeiro – que provém dos mouros, povo nômade que habituou a península ibérica e o norte da África. Mas nosso país imprime marca sobre a sonoridade dos instrumentos, é incrível perceber.

A bateria e o pandeiro tem sotaque brasileiro. 

Vamos conhecer através desse infográfico que criamos especialmente para definir as partes da bateria. Eu João Marcondes idealizei esse projeto, e tenho como colaborador de design gráfico Jean Forrer.

Além disso aqui em nosso BLOG ao mesmo tempo que há outros instrumentos, há mais publicações sobre a bateria como a série Uma breve história de um instrumento no Brasil – que fornece aos leitores referência estética.

Afinal ouça a música por aqui produzida, isso de fato faz diferença ao ouvidos e aos ouvintes em formação. Boa leitura das Características da Bateria!

#VemProSouzaLima

Tocar, compor, arranjar ou produzir. Gravar, criar ou recriar. O Souza Lima é realmente diferente.

Pós Graduação