As Características da Rabeca

Cursos Técnicos

A Rabeca é Poesia! Poética!

Sublime em movimento! Sublime em constituição! As características da Rabeca fazem dela um instrumento enigmático!  Popular de mais para alguns, para mim especialmente ouço de maneira magnética.

Rabeca, não se deve deixar de mencionar tratar-se do primeiro nome dado ao violino, aqui em nosso país. Depois a Rabeca caminhou ao chão de batido, luthieres a recrearam com diferentes proporções e afinações, enquanto o violino fixou-se na cidade.

Evidentemente que enquanto o violino se ajunta com outros instrumentos para conceber agrupamento, a rabeca faz o chão levantar poeira sozinha nos rincões mais profundos do nosso Brasil.

É verdade que na cultura brasileira poucos instrumentos de cordas friccionadas adquiriram linguagem popular, o violino recentemente tem recebido uma leva de interessados e música popular, mas é exceção. Na França a conversão do violino ocorreu setenta anos antes através do jazz manouche. E em outros países europeus como a Irlanda perto dessa década..

E a Rabeca já estava por aqui! Movendo a música do povo em um fazer peculiar! Um instrumento que toca harmonia para acompanhar o canto! Que toca melodia para enriquecer a voz do cantor em uma prática monofônica.

A Rabeca é outra via do desenvolvimento musical brasileiro que se esgueirou a seguir pela indústria fonográfica.

Friccionados por aqui temos também a Cuíca e o Reco-Reco, e parecem tão nossos esses instrumentos que costumo dizer que não criamos instrumentos, renovamos sua linguagem! E que não adere a tamanha expressividade melódica e popular ritmicamente, não possui o mesmo protagonismo dos rabequeiros em seus folguedos! Viva esse Brasil!

Não o que tristemente hoje estamos vivendo.

Estar aqui nesse BLOG é comemorar e partilhar nossa cultura com cada brasileiro, e cada um que se interessa por nossos mistérios.

Vamos conhecer um pouco mais sobre a Rabeca?

Leia o infográfico que desenvolvemos, com curadoria, conteúdo e pesquisa minhas, João Marcondes, para design de Jean Forrer.

 

João MarcondesI

Pós Graduação
Previous articleO que é música popular?
Next articleQual pergunta os músicos mais respondem na vida?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.