As Características do Acordeonista

Cursos Técnicos

O músico instrumentista do acordeom é chamado acordeonista.

São músicos que possuem boa leitura – já que alguns acordeonistas migraram do piano ao acordeom o que concede imediatamente uma excelente formação escrita estabelecidos o valor que o piano atribui a gramática para introdução ao instrumento.

Mas ser acordeonista é mais que ler imediatamente uma partitura, aliás, muito mais. O acordeom, ainda falando da leitura, pode precisar ler em duas claves.

A mão esquerda pautada em clave de fá com acordes escritos por nota, ou até cifras, enquanto a mão direita lê em clave de sol.

O acordeom é um instrumento que demanda coordenação motora fina que aciona botões e teclas, mão esquerda e direita simultaneamente, e que demanda para execução do fole coordenação motora grossa. Ou seja: uma coordenação de controle paralelo.

Acompanhamento

O acordeonista precisa ler cifras, como qualquer outro instrumento harmônico, já que a prática do acordeom na música brasileira está mais para as práticas livres com o que conhecemos como música popular. Ou seja, ser capaz de improvisar acompanhamentos de acordo com gênero e estilo.

É um músico, então, que pode acompanhar melodias “de ouvido”, ou seja, ciente dos clichês harmônicos típicos da música brasileira e amplamente os repertórios em que se desenvolvem como um conhecedor dos repertórios que seu instrumento está inserido: choro, baião, xote, arrasta-pé, xaxado, e canções urbanas, que incluem o samba.

Condicionamento Físico

É um músico que precisa ter destacado o condicionamento físico, por ser muito comum no passar dos anos o acordeonista desenvolver enfermidades na coluna cervical. Se pretender atuar como acordeonista, precisa ter ciência e preparar-se fisiologicamente.

O acordeom é um instrumento pesado, e sua boa execução depende muito de sua resistência física. Tal qual a longevidade de sua atuação como instrumentista.

Compensar com um trabalho muscular adequado para a prática do instrumento é uma excelente dica. Vale orientação específica.

É também um solista, e possui destreza tanto quanto na improvisação melódica quanto na execução de melodias com variações estilísticas. E muito ritmo.

#VemProSouzaLima

Publicado em 2018, ampliado e revisado em 14 de junho de 2022.

Pós Graduação
Previous articleMúsica em compasso quaternário!
Next articleUma breve história das Voz Masculina no Brasil
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.