As características do bandolinista

Cursos Técnicos

Bandolinista é o músico instrumentista que utiliza o bandolim como fonte de seu fazer musical.

O bandolim é um instrumento de cordas pinçadas, que utiliza palheta para emitir sons. Embora hoje haja instrumentos de dez cordas, tradicionalmente o bandolim possui oito cordas, distribuídos em quatro pares. Pela dobra é comum a palhetada do bandolinista se concentrar em movimentos para baixo, utilizando o rebote em frases rápidas.

O bandolinista brasileiro é um conhecedor do repertório do choro – em melodias compostas sobre os gêneros brasileiros em um estilo técnico. O bandolinista conhece o vocabulário de clichês melódicos e harmônicos que compõem os fraseados típicos e construções dos diversos subgêneros do samba.

Possui na palhetada certo vigor, justificado pela tensão alta das cordas do bandolim. E uma mão esquerda preparada para movimentos abertos pela forma de afinação do instrumento, em quintas justas.

Aprendizagem

O aprendizado do bandolinista é oral. Ouvir, ver e tocar. Um aprendizado cujo tempo de dedicação a prática do instrumento se equipara ao tempo despendido na absorção por observação.

É um solista potencialmente, e sabe se portar como tal em presença de palco e em sonoridade. A sonoridade, aliás, é primordial para alçar as necessidades de seu protagonismo.

Leitura e atuação profissional

A leitura de notas pautadas em clave de sol na segunda linha, típica da escrita do instrumento, nem sempre faz parte do conhecimento direto do bandolinista, mas que para o estudo pode ser um diferencial profissional.

Seu campo de atuação está na prática letiva, nas gravações, nos shows, nas apresentações – de choro e samba, mas que se abre a outras linguagens populares graças ao coirmão mandorlim.

Vamos avançando no conhecimento que caracteriza sua ação profissional. Pronto para ser bandolinista?

Já conhece as característica de outros instrumentistas? Essa série tem sido muitíssimo bem recebida, lida e conversada. Vale conferir mais um atrativo do BLOG Souza Lima!

#VemProSouzaLima

Atualizado em seis de junho de 2022.

Pós Graduação