As características do Saxofonista

Cursos Técnicos

O saxofonista é um exímio solista, ponto este, fundamental ao que se espera da performance desse instrumentista.

O instrumentista do saxofone é um músico que tem a leitura completamente resolvida. Que compreende a linguagem transposta, e sabe se comunicar diretamente com os músicos que utilizam os sons reais como norma de escrita.

Compreende as simbologias de expressividade com perfeição, e as reproduz com exatidão.

Normalmente o saxofonista é um músico capaz de realizar dobras: tocar um outro instrumento, que para ele é similar. Como por exemplo, um saxofonista também tocar flauta transversal, ou clarinete, ou até algum saxofone de variação da própria família.

Naipes

O saxofonista embora se comporte como solista, também é capaz de compor naipes com uma precisão rítmica indelével. Ciente dos pontos de respiração e fraseado. Seguimento da forma. Se em uma big-band, em uma orquestra de ventos ou em uma orquestra jazz sinfônica.

E até é possível produzir música com o instrumentista realizando dobras em sobreposiçaõ de camadas, o chamado oberdubbing.

Ainda o saxofonista normalmente é um improvisador nato. Ciente e interessado nos valores e estilos presentes na improvisação idiomática. Conhece a fundo gêneros. Ritmos. Fraseados característicos. Modos, escalas e arpejos. Teorias e aproximações. E sobretudo, possui excelente aplicação.

Possui uma percepção harmônica desenvolvida. Compreende progressões harmônicas, sequências de acordes livres, e tonalidades.

E como se não bastasse, o saxofonista é um conhecedor do repertório livre e de seu instrumento, conhece a fundo seus instrumentistas referenciais, e sabe melodias de memória, e quando não, é capaz de procurar a melodia a partir de sua percepção.

Saxofone pop

Para atuação em trabalhos comerciais, publicitários ou não, o saxofonista é capaz de extrair os fraseados típicos que consolidaram determinada figura na década de 1980. Ou seja, é um músico capaz de diversificar sua atuação e tanto quanto dedicar-se exclusivamente ao seu fazer artístico.

Qual será sua atuação como instrumentista do saxofone?

Já está decidido em seguir em frente? Se sim, aproveite cada informação e aprimore sua performance, aproveite cada aprofundamento.

Conheceu os infográficos Souza Lima do saxofone?

Uma breve história do saxofone no Brasil

As características do Saxofone

#VemProSouzaLima

Publicado em 2018, ampliado e revisado em 14 de junho de 2022.

Pós Graduação
Previous articleMúsica em compasso ternário!
Next articleAs características do Violino
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.