Bacharelado ou Licenciatura em Música?

faculdade de musica bacharel licenciatura
Cursos Técnicos

Bacharelado ou Licenciatura em Música? Bacharelado em música com habilitação em instrumento, bacharelado em música com habilitação em composição, bacharelado em música com habilitação em regência, ou um curso voltado para educação musical como licenciatura em música ou educação musical. Essas são as possibilidades, qual será sua escolha?

Práticas interpretativas, criativas e educativas, são três grupos.

Se precisa se preparar, faça um curso preparatório para vestibular. Eu mesmo coordeno. Tem duas horas inteiras de duração semanal. E sete livros exclusivos que formam a base do programa.

Mas são tantas opções! E agora?

Das dúvidas mais recorrentes de quem decide trilhar a carreira musical com enlace acadêmico, os programas de graduação em música do Brasil, são as especificidades na atuação direta do musicista no mercado de trabalho.

Me dedico ao Preparatório para Vestibular desde 2004. Um curso de minha assinatura, licenciado para o Souza Lima com para orientações e formação para a carreira do músico.

Como comecei?

Pelos idos de 2000 comecei a procura por cursos de música nas universidades públicas e privadas do estado de São Paulo. Naquele momento os músicos/professores que tive contato não possuíam graduação.

Raros, na verdade eram os músicos graduados em alguma universidade ou faculdade pelo Brasil. A maioria dos músicos vinha de uma formação de Conservatório, alguns autodidatas, e outros formados por professores particulares.

Universidades de Música

A partir da década de 1970 foram fundados os programas de música das universidades públicas – USP, UNICAMP, e UNESP, respectivamente. E quanto a particulares, havia duas ou três faculdades somente. Em todas, de encontro, o enfoque central na música erudita. Apenas a UNICAMP, pioneira até então, abriu seu programa calcado na música popular com enfoque no jazz.

Havia, também, nas mesmas universidades e faculdades, o curso de Licenciatura Plena em Educação Artística com habilitação em música. Algo que nos tempos de hoje modificou-se para Licenciatura em Música ou apenas Educação Musical.

O que se estuda em cada programa?

Em um curso de bacharelado o aluno vai experimentar as afeições do seu objeto de estudo nas diversas proposições musicais. Por exemplo, um programa em violão erudito deve trazer ao aluno experiências estéticas condizentes com a prática do instrumento. Solo, em música de Câmara, interpretação estilística, e as referências que constituem o instrumento aos artifícios da estruturação musical.

Um programa de bateria é calcado em expressões da música popular, práticas em conjunto, aspectos rítmicos e de acompanhamento, improvisação, e os artifícios da estruturação musical que compõe sua participação na música. Ambos em desempenho (Performance – como tem sido tratado contemporaneamente).

Programa de composição

No Bacharelado em Composição se estuda aspectos teóricos e estéticos na construção da composição livre a formal, da orquestração, da organologia, dos desenvolvimentos musicais, motivos. Da prática composicional.

Na Educação Musical ou licenciatura, o aluno desenvolverá em seus estudos a capacitação docente, mas para aulas coletivas primordialmente voltadas as aptidões do ensino regular à prática específica musical. Eixos que convergem ao desenvolvimento de um educador pelas diferentes óticas da pedagogia tradicional e do repertório alinhado a pedagogia musical. Esse programa concede ao aluno uma formação plena para atividade docente.

Um Licenciado em Música pode atuar, com os direitos que seu diploma concede, em cursos livres, e cursos regulares, prestar concurso público para preenchimento de vagas em educação musical do ensino regular.

Um Bacharel pode prestar concursos a vagas que lhes são específicas, se em regência por exemplo. A escolha da Faculdade ou Universidade deve basear-se na atividade que se pretende desenvolver na vida profissional. Por isso a importância de definir em que pretendemos atuar. Já leu a série Quero ser músico?

O objeto final de um programa de graduação deve atender “o que prentede fazer depois de formado”! Para ser artista não é necessário graduação. Mas vale grifar que pelos idos de 2000 poucos eram os músicos graduados, hoje poucos são poucos os músicos que não são. E muitos desses formados são grandes artistas.

Carreira acadêmica

O portador de diploma de Bacharelado e de Licenciatura podem prosseguir atividades acadêmicas,  em programas de mestrado e doutorado. O ingresso desses cursos está relacionado ao número de horas realizado no programa de graduação. Se seu planejamento possui seguir carreira acadêmica, certifique se de que o programa que procura como graduação atende essa demanda. Há tecnólogos com baixa carga horária, verifique na instituição que objetiva, caso a pesquisa acadêmica seja parte de seu percurso, embora não recomendo este tipo de programa.

E aí escolheu? Bacharelado ou Licenciatura em música?

Ao formado em Bacharelado um ano a mais em uma Faculdade é possível receber o diploma de licenciado, cumprindo apenas a carga horária de Educação. O inverso não é possível em prazo tão curto. Há um artigo específico sobre isso, leia aqui!

#VemProSouzaLima

Publicação realizada em 16 de outubro de 2017, ampliada e revisada em 5 de dezembro de 2018. Comemorando o TOP5 do Blog no Ano, em terceiro lugar.

A publicação foi novamente atualizada em 10 de outubro de 2023.

Pós Graduação
Previous articleO que é um canone?
Next articleExiste curso de formação em trilha sonora?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.