Como é excursionar como músico?

excurcionar
Cursos Técnicos

Como é excursionar como músico?

Turnê, excursionar, é isso! O primeiro sonho de um músico instrumentista, ir para lá e para cá com seu instrumento, defendendo um som que lhe represente. Confesso que também foi dos meus primeiros sonhos.

Eu tive oportunidade de conhecer quase a totalidade do Brasil, principalmente região litorânea, e proximidades, excursionando com alguns grupos de música brasileira – forró universitário e samba|pagode, principalmente. Também atuei com bandas de baile tocando no centro-sul brasileiro.

Ficar longe de casa é sempre bom, no começo. A seguir com tantas viagens acumuladas, longas, e pela madrugada, nem sempre respeitando sinais de segurança, e até mesmo descanso suficiente aos motoristas, passa a ser aventura.

O Brasil é um país continental, e aí mora a questão. Tive shows em cidades separadas por mil quilômetros, em dias seguidos, onde praticamente dormíamos no ônibus. Isso cansa.

A realidade brasileira para turnês e excursões pelo território nacional, dada a condição das estradas principalmente, é pouco razoável. Como sonho valeu, realizado, e vida que segue. Dia ou outro ainda faço uma substituição, mas como projeto de vida e dia a dia, para mim nunca mais.

Vide recente acidente da cantora Marília Mendonça, ela estava de avião, por que tem compromissos publicitários, a banda toda em um ônibus vagando os rincões do Brasil.

Paisagens as melhores, estradas as piores.

Pós Graduação