Como um músico deve ser?

como um musico deve ser
Cursos Técnicos

Mais uma pergunta enviada por um leitor assíduo do nosso blog. Como um músico deve ser?

A primeira parte da resposta está na ação que o músico vai desenvolver profissionalmente.

Se o músico será instrumentista precisa dominar o instrumento quanto a técnica e quanto ao estilo. Afinal um instrumento se comunica de formas diferentes em determinados gêneros e linguagens.

O instrumentista então precisa ser um estudioso quanto a seu instrumento.

Se o objetivo é ser artista solo, independente, basta dominar plenamente o que propõe esteticamente. E deverá ser inventivo, para diferencia-lo perante o coletivo.

O mesmo fato se dá ao compositor, produtor e também ao arranjador. Todos da área da criação necessitam também de consciência estética. Esses valores farão que o trabalho musical-criativo, normalmente feito por encomendas, se desenvolva plenamente.

Trata-se então de vocabulário. De repertório estético.

Sem falar da necessidade fundamental quanto a tradição escrita ao arranjador e ao compositor. Unificado ao conhecimento da organologia.

O produtor pode criar sobre uma esfera combinatória que ignora a partitura, mas saber música escrita pode ajuda-lo sem sombra de dúvidas.

O educador musical precisa ser formado nas áreas da educação. Pedagogia ou licenciatura. Mestrado ou doutorado.

Muitos músicos dedicam-se a educação musical do seu instrumento apenas como meio de viver de música. O que é positivo, e o mercado permite. Mas a responsabilidade da formação é muito grande. E se administramos mal o conhecimento de um interessado em música podemos frustra-los. E ainda pior, no caso do instrumento ou voz, causar algum problema fisiológico ao estudante.

Visão?

Um músico precisa ser bem formado para que possa atuar de maneira diversificada no mercado profissional.

Manter-se ativo quanto aos estudos tanto o possível estar atualizado.

Ter o equipamento que atenda sua proposição profissional.

Já leu as dicas que preparamos para o futuro músico profissional? Ali estão as orientações fundamentais de como um músico deve ser.

Aproveite!

Pós Graduação
Previous articleComo ser músico de orquestra?
Next articleO que é partitura?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.