Como estudar música sem instrumento?

Cursos Técnicos

Como estudar música sem um instrumento?

Parcialmente respondi a questão quando no artigo “Sobre o Solfejo Melódico” afirmei: Eu particularmente considero o solfejo uma prática fundamental para todas as áreas de atuação do músico.

Entendo, então, que o SOLFEJO é sem dúvida dos melhores percursos de como estudar música sem um instrumento.

Quer estudar música? Não pode investir em um instrumento no momento?

O estudo do solfejo irá ajuda-lo a estudar música sem instrumento.

O Solfejo é uma matéria simples quando introduzido progressivamente. E ainda concede uma série de projeções para o desenvolvimento da musicalidade.

Estamos falando de cantar, e a voz é o instrumento primordial, inerente ao ser humano. Do desenvolvimento vocal extraímos os principais elementos que se consolidaram na prática da música popular, sacra e erudita.

Adquira um bom método de Solfejo, e delicie-se com uma prática diária.

Eu mesmo escrevi um método de Solfejo Melódico, disponível no Kindle – que é um aplicativo para qualquer celular, computador ou tablet.

E o melhor do solfejo é que você pode estudar absolutamente em qualquer lugar! E chegará um momento que poderá realizar o estudo mentalmente andando pela rua.

Bom, tratamos do primeiro passo.

O passo a seguir será tocar um instrumento? Mas qual?

Se for a bateria, realize maneiras com finalidade rítmica de constituir independência entre os membros.

Resistência muscular. Coordenação motora grossa. Se for algum um instrumento melódico/harmônico realize formas e práticas que gerem independência entre os dedos.

Veja que até mesmo digitar bem em um computador, posicionado, com uma coordenação que utilize o maior número de dedos possíveis, de ambas as mãos contribuirá com sua ambição em um instrumento como piano, violão, flauta.

Estamos tratando aqui do desenvolvimento da coordenação motora fina.

Claro, a digitação guardada as devidas proporções. A adaptação com a mecânica de um instrumento trará respostas para necessidades específicas. Isso ajudará, é positivo, mas não determinante.

Avalie formas e estudos inteligentes que lhe prepararão para a música – seja que escolha fizer.

Uma pergunta: para compor é preciso tocar um instrumento?

A reposta é não.

Poderíamos citar alguns muitos compositores da música popular que sequer tocavam um instrumento. Se estamos falando em estudar música, a música existia antes dos instrumentos, antes da técnica, antes da organização composicional…

Bons estudos! Aproveite! Quer seguir adiante ou prefere estudar música sem instrumento?

Leia a publicação: “Como estudar música sozinho em sete passos”.

#VemProSouzaLima

Pós Graduação
Previous articleO que é Instrumento transpositor? Parte III
Eu sou o Professor João Marcondes! Apaixonado por música e educação musical. Sou compositor e instrumentista com muita coisa publicada. Sou coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical da Faculdade e Conservatório Souza Lima - cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Também coordeno programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. E coordeno as unidades Moema e Alphaville desde 2010. Também atuo na instituição em tarefas administrativas, e sou diretor da editora Souza Lima. Sou autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Meus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. E também de maneira impressa. Sou educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Minhas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. Sou diretor e fundador da gravadora BAC Discos! Que lançou diversos artistas atuantes hoje na música brasileira. Conheça em www.bacdiscos.com/ Segue meu instagram; https://www.instagram.com/joaomarcondesoficial/