Como estudar música sem instrumento?

Cursos Técnicos

Como estudar música sem um instrumento?

Parcialmente respondi a questão quando no artigo “Sobre o Solfejo Melódico” afirmei: Eu particularmente considero o solfejo uma prática fundamental para todas as áreas de atuação do músico.

Entendo, então, que o SOLFEJO é sem dúvida dos melhores percursos de como estudar música sem um instrumento.

Quer estudar música? Não pode investir em um instrumento no momento?

O estudo do solfejo irá ajuda-lo a estudar música sem instrumento.

O Solfejo é uma matéria simples quando introduzido progressivamente. E ainda concede uma série de projeções para o desenvolvimento da musicalidade.

Estamos falando de cantar, e a voz é o instrumento primordial, inerente ao ser humano. Do desenvolvimento vocal extraímos os principais elementos que se consolidaram na prática da música popular, sacra e erudita.

Adquira um bom método de Solfejo, e delicie-se com uma prática diária.

Eu mesmo escrevi um método de Solfejo Melódico, disponível no Kindle – que é um aplicativo para qualquer celular, computador ou tablet.

E o melhor do solfejo é que você pode estudar absolutamente em qualquer lugar! E chegará um momento que poderá realizar o estudo mentalmente andando pela rua.

Bom, tratamos do primeiro passo.

O passo a seguir será tocar um instrumento? Mas qual?

Se for a bateria, realize maneiras com finalidade rítmica de constituir independência entre os membros.

Resistência muscular. Coordenação motora grossa. Se for algum um instrumento melódico/harmônico realize formas e práticas que gerem independência entre os dedos.

Veja que até mesmo digitar bem em um computador, posicionado, com uma coordenação que utilize o maior número de dedos possíveis, de ambas as mãos contribuirá com sua ambição em um instrumento como piano, violão, flauta.

Estamos tratando aqui do desenvolvimento da coordenação motora fina.

Claro, a digitação guardada as devidas proporções. A adaptação com a mecânica de um instrumento trará respostas para necessidades específicas. Isso ajudará, é positivo, mas não determinante.

Avalie formas e estudos inteligentes que lhe prepararão para a música – seja que escolha fizer.

Uma pergunta: para compor é preciso tocar um instrumento?

A reposta é não.

Poderíamos citar alguns muitos compositores da música popular que sequer tocavam um instrumento. Se estamos falando em estudar música, a música existia antes dos instrumentos, antes da técnica, antes da organização composicional…

Bons estudos! Aproveite! Quer seguir adiante ou prefere estudar música sem instrumento?

Leia a publicação: “Como estudar música sozinho em sete passos”.

#VemProSouzaLima

Pós Graduação
Previous articleO que é uma unidade de compasso?
Next articleO que é uma unidade de som?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.