Como planejar minha carreira como músico?

planejamento
Cursos Técnicos

Quanto tempo demora para estabelecer uma carreira como músico profissional? A resposta começa com planejamento.

A pergunta na verdade precisa ser precedida por um meticuloso planejamento estabelecido por algumas questões referentes a formação.

Quanto tempo vou investir na área ou áreas que escolhi para obter então os primeiros frutos do meu trabalho? Quanto vou investir em pesquisa e programas de especialização? Cursos livres também compõem sua perspectiva de aprendizagem perante a área de atuação.

Quanto vou investir em divulgação do meu trabalho compreendendo o nosso nome como marca? E qual será meu objetivo final quanto a ganhos financeiros e reconhecimento profissional?

O primeiro passo do planejamento é estabelecer um período médio.

Defina algo entre 5 e 7 anos em estágios de promoção e metas financeiras para iniciar sua vida profissional. Invista entre cinco e dez por cento do que recebe em remuneração na consolidação da sua marca, ação de publicidade, por exemplo – e que possui diferentes diretrizes, pode se considerar um impulsionamento ou até mesmo a produção de um trabalho que represente sua atividade profissional.

Pouco investimento em impulsionamento, mas um investimento contínuo e progressivo traz mais resultado, é verdade, mas criar algo que pode ser ouvido e mostrado como portfólio também é uma solução importante.

Realize nesse período pré-estabelecido em formação continuada algo que amplie as frentes e articule seu trabalho com outros profissionais atuantes. Ter contatos é fundamental para nossa profissão.

Avalie ano a ano os objetivos que foram atingidos, e os que não foram dentro da ideia entre 5 e 7 anos. Reflita o motivo de não terem sido atingidos. Reveja e consolide o que se perdeu adaptando pontualmente seu planejamento.

Lembre que uma meta anual é algo palpável e uma carreira se consolida no médio prazo! Aqui então está a resposta para a proposição inicial então.

Uma carreira é estabelecida em um prazo médio entre 5 e 7 anos.

Mesmo que você surja como um instrumentista fenomenal, por exemplo, apenas o tempo e a obra protagonizada levarão ao reconhecimento esperado. Muitos músicos prodigiosos ficaram pelo caminho por uma gestão de carreira precária. Eu conheci muitos instrumentistas que demonstraram valor considerável que ficaram pelo caminho.

Manter-se ativo. Manter-se renovado. Atento as variações do mercado, ciente dos propósitos e objetivos vigentes no planejamento prévio, é parte desse processo.

A letra do samba “Deixa a vida me levar” infelizmente não condiz com árduo trabalho de consolidar uma carreira como músico profissional.

Opinião pessoal

Desde que cheguei a São Paulo tinha muito claros meus objetivos. Fazer faculdade de música, estudar jazz e música erudita, composição e instrumento – violão e guitarra. Queria ter um estúdio, produzir e gravar apenas trilha sonora e produção artística.

Queria lecionar música em alto nível de formação, em cursos regulares e livres.

Estudei composição particular, fiz cursos diversos em nível de arranjo e composição escrita, letra e música, cursei graduação e pós, fiz mestrado. 

Essa programação começava em 2002 e terminada em 2009, sete anos de duração.

Em 2009 terminei meu mestrado. Já tinha estúdio, lecionava no Souza Lima desde 2003, tinha meu selo BAC Discos, e tinha produzido um número expressivo de artistas. 

Em 2010 começou um novo planejamento, que terminou em 2017. Em 2017 mesmo comecei o terceiro planejamento da minha carreira, e as coisas estão começando a aparecer, entre as quais esse BLOG que me comunico todos os dias.

Precisamos de planejamento. Muita gente fala de empreendedorismo, eu falo de planejar. Como planejar minha carreira como músico? Investindo em formação, e sonhando.

#VemProSouzaLima

Seguimos aprendendo e avaliando a carreira do músico profissional. Já conhece as demais dicas? Avalie. Leia e comente. Se houver dúvidas envie um email para joao.marcondes@souzalima.com.br

Vamos ampliar as possibilidades e organização para sua carreira como músico profissional?

O Souza Lima oferece em alguns de seus programas plano de carreira, na faculdade, técnico e pós-graduação.

Saiba mais sobre o técnico em Produção Musical!

#VemProSouzaLima

Publicado em 21 de março de 2018, ampliado e revisado em 30 de janeiro de 2020.

Pós Graduação
Previous articleO que é fonograma?
Next articleO que são Cordofones perante a organologia?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.