Como se lê uma tablatura?

tablatura
Cursos Técnicos

Como se lê uma tablatura?

Como já tratamos em algumas publicações a tablatura representa escrita geográfica. Ou seja, uma escrita que estabelece posicionamento perante o instrumento ao invés de notas ou alturas.

Faz sentido utilizar a tablatura em alguns casos, para aprendizagem particularmente discordo da aplicação exclusiva. Procure na guia de pesquisa e leia outros artigos sobre o assunto.

No violão e na guitarra para ler uma tablatura basta observar o conjunto de seis linhas, que representa as seis cordas do instrumento, a casa em que se deve tocar. Originalmente uma tablatura não possui aplicação quanto a duração. Desta maneira é preciso conhecer o que se pretende tocar.

Feito o posicionamento geográfico observe a melhor forma com que sua mão se adequa ao instrumento. Definida esta forma basta seguir o que a geografia propõe. A símbolos na escrita da tablatura para violão e guitarra como do bend – que altera a nota através de um movimento de tensionamento ascendente que ergue a corda.

Os números são as casas, que se apresentam dispostos sobre as linhas que são as cordas. Pronto, divirta-se praticando!

Comentário

O conceito geográfico se aplica a toda tablatura, basta seguir em qualquer outro instrumento se for seu interesse.

Como educador considero a tablatura uma importante aliada se tratada desse modo. Com protagonismo exagerado, a tablatura limita o desenvolvimento do estudante. Mas é assunto para outro artigo. Vale a leitura!

#VemProSouzaLima

Pós Graduação