Como ser músico de orquestra?

poema sinfônico
Cursos Técnicos

Por sugestão de nossos leitores, vamos falar de algo bastante específico: Afinal como ser músico de orquestra? Ou quais são os requisitos para ser músico de orquestra?

Primeiramente a Orquestra reúne os grandes instrumentistas. Músicos que dominam o repertório característico de seu instrumento. Conhecedores dos estilos e gêneros históricos da música erudita.

Conhecedores das terminologias de intensidade, e andamento. E grandes realizadores.

A partitura é o valor principal do instrumentista de orquestra. E que espelhará quase que exatamente a execução. Mas por que quase?

O instrumentista de orquestra é aquele que também sabe ser guiado nas especificidades sugeridas por um regente. O regente é o intérprete da orquestra. E cada instrumentista parte de sua interpretação guiada.

É fundamental então para o instrumentista de orquestra a compreensão estilística de quem o rege naquele momento.

O regente é o argumento da pergunta e da resposta. O instrumentista é a mão, o sopro, que justifica a fala. Que justifica o argumento.

A combinação da ação do instrumentista inspirada no argumento do regente é o resultado musical obtido nas diversas obras e estilos da música escrita.

É fato que além da compreensão do regente o músico da orquestra atingiu êxito pleno na sonoridade, compreensão de estilo, partitura, controle técnico de seu instrumento…

Concursado

O músico de orquestra passa por um concurso de admissão. São registrados em regime CLT, ou contratados para cachês ou determinados períodos.

Um salário de uma orquestra média parte de quatro mil reais mensais. Para Orquestras com salários que ultrapassam dez mil reais.

É um músico capacitado de nível internacional. Pela grande demanda de orquestras brasileiras, e pelo pouco preparo que o músico brasileiro se dedica a prática da orquestra, é comum um número imenso de estrangeiros do leste europeu principalmente, compor nossas principais  vagas de trabalho.

Falta dedicação? Espero que nos preparemos melhor para que nas próximas gerações, nós brasileiros ocupemos quase a totalidade dessas vagas.

É preciso ser formado para atuar como músico de orquestra?

Não. É preciso dominar seu instrumento.

 

#VemProSouzaLima

Pós Graduação
Previous articleQual a importância da rotina de estudos para a música?
Next articleComo um músico deve ser?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.