Como uma pessoa se torna maestro?

maestro tom jobim
Cursos Técnicos

Como uma pessoa se torna maestro?

Vamos compreender a pergunta de um caríssimo leitor utilizando a palavra Maestro como sinal de reverência, e não necessariamente para um músico especializado na condução de um agrupamento vocal e ou instrumental.

Por exemplo: é comum lermos ou ouvirmos a citação de Maestro Antônio Carlos Jobim, Maestro Tom Jobim. Trata-se de um sinal puro de notório saber, digno a determinadas pessoas que delinearam caminhos, apontaram percursos, tornando-se assim referência a determinada ação musical.

Não se trata de um condicionamento de aptidão a liderança de um grupo sinfônico ou de um coral. Trata-se de admiração e respeito pela bagagem consolidada de um amplo valor cultural.

Tom Jobim atingiu esse saber que lhe concedeu o título primeiramente por suas composições. Em segundo plano pelo reconhecimento internacional para com sua obra, haja vista, por exemplo, o maior cantor norte-americano de todos os tempos ter dedicado a obra jobiniana dois álbuns completos, com ilustre participação do compositor.

Assim, por exemplo, em cidades do interior um músico que contribui e ensina diversos instrumentos, mesmo que minimamente, é chamado de maestro, sinal de respeito a sua contribuição. Não necessariamente possui as expertises de um regente, formado para tal, seja por vias universitárias ou por empirismo.

Para ser um dia maestro então espera-se de você alguma contribuição, alguma liderança, alguma deferência a uma determinada sociedade.  Como uma pessoa se torna maestro é parte de um saber democrático em uma conquista que pode levar anos.

Se quer ser regente o melhor caminho agora nesse ponto em que nos encontramos na história é o estudo em programas regulares: técnico, graduação em regência – bacharelado, e pós-graduação. Mas isso tudo já é assunto de outra publicação que nosso blog possui.

Feliz em contribuir com o pensamento de cada um de nossos leitores. Vamos lá, deixe sua questão no campo de pesquisa!

#VemProSouzaLima

Pós Graduação
Previous articleNomenclatura dos graus de uma escala maior
Next articleDe onde veio a batuta?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.