Dá certo montar banda sem baterista?

banda sem baterista
Cursos Técnicos

Dá certo montar banda sem baterista?

Quem nunca quis montar uma banda? E daí chegou ao momento de escolher os integrantes e faltou justamente o baterista ou o contrabaixista?

Sim, são posições mais difíceis de reunir no tabuleiro do xadrez musical. É como se faltasse as torres. Ou os cavalos.

Mas dá certo montar banda sem baterista?

A resposta para isso é sim, claro! Basta apenas compreender o conceito em que se organizaram os agrupamentos na história da música.

Basicamente o ser-humano percebe sons entre 20hz e 20khz. O piano, por exemplo, em sons possíveis de serem emitidos sem considerar harmônicos, emite sons entre 22,5hz a pouco menos de 4khz o que é equivalente a uma orquestra sinfônica.

Uma banda cumpre essa tessitura nos diversos emissores de frequência. Se houver um contrabaixo de cinco cordas ele será equivalente ou próximo dos 22,5hz, dependendo da quinta corta estar afinada em lá, se estivesse afinada em si fica um pouco acima disso.

Aqui já de cara surge a primeira questão, se não temos a frequência do grave do bumbo que cumpriria essa região, temos que caprichar na linha de baixo.

Compreende? É uma questão de compensação.

Não temos baterista? Então perdemos também as frequências agudas e médias, as agudas serão mais sentidas, correto? Já que as frequências médias serão cumpridas pela guitarra, pelo violão, pela voz…

Então, precisamos cumprir aquele campo de frequência acima 1,5khz, com outra guitarra mais aguda, com um teclado, com efeitos que expandem a região. É tudo uma questão de organização de espectro.

No Souza Lima temos o programa técnico de Produção Musical, prestes a ser lançado. E logicamente trataremos disso e muito mais. Esse é um dos pontos relevantes do trabalho de um produtor musical, mas se você ainda não possui um ou a formação para, vale a lição.

E lembre-se que se falta um baterista, não está faltando frequentar ambientes que tenham mais estudantes interessados em montar uma banda?

#VemProSouzaLima

Atuo diretamente como produtor musical. Se precisa de uma consultoria me escreva em joaomarcondessn@hotmail.com

Até já!

Pós Graduação