Dá para ganhar uma grana tocando em barzinho?

Cursos Técnicos

Isso mesmo! Trata-se da pergunta de um leitor!

Dá para ganhar uma grana tocando em barzinho?

A minha carreira foi estabelecida por etapas. E ao longo de alguns anos vivi, pagando minhas contas integralmente, apenas tocando violão nos bares, restaurantes e casas de show em São Paulo.

Nesse período toda minha renda provinha das noites e noites tocando em bares. Naquele tempo, por volta de 2000 até 2004, eu tirava cerca de três mil reais nos bares da vida.

Em uma segunda etapa, comecei uma ideia mais de shows e eventos, já que as noites mal dormidas atrapalhavam meus estudos. Os eventos pagavam mais, corporativos ou familiares, o que me possibilitava trabalhar menos. Minha faixa de renda aumentou substancialmente pós-bares.

Veja que sempre oriento ao jovem músico diversificar sua atuação – ou seja, trabalhar em mais de uma área musical. Nesse momento de eventos eu já tinha um estúdio, eu já lecionava, e também fazia eventos.

Só bar!

Eu tenho muitos amigos que vivem exclusivamente tocando nos bares de São Paulo, e vivem de maneira digna retirando seu sustento integralmente das tocadas de cada noite.

O grande exponencial está no seu objetivo. O que é a carreira do músico que sonha? Eu particularmente aproveitei muito os anos de bares e eventos, depois até hotéis, mas minha vontade caminhava para outro lugar.

Pense nisso e se organize, porque tudo passa pela programação, preparação e estudo.

Vale entender que tocar nos bares é a forma mais imediata de ganhar dinheiro com música, e segue envolta a muitos preconceitos – por ser ambiente com bebidas alcóolicas e normalmente ser em período noturno. Reflita!

Pós Graduação