É possível identificar um compositor de música folclórica?

folclore
Cursos Técnicos

Pergunta do leitor: É possível identificar um compositor de música folclórica?

Primeiramente precisamos compreender que Folclore é a música do povo. Que pode ter sido criada há tanto tempo, mesmo que por um compositor, que o fio da meada se rompeu. A composição permaneceu como parte do inconsciente coletivo.

A música do povo, a música folclórica, que foi chamada de música popular durante décadas, é transmitida via oralidade, ou seja, cantando, dançando, ouvindo, observando, sem usufruir nem por um momento do que a opõem, o que chamamos de tradição escrita.

Ainda há outra forma e mecanismo de aprendizagem que é o registro fonográfico.

Então aprendemos música pela oralidade, pela partitura, ou pelo registro fonográfico.

A oralidade permeia a interação, se move recriando o espectro composicional, pode variar.

A partitura e o registro fonográfico são fiéis a estrutura de aprendizagem. Se pautados ou gravados ali permanece a impressão que se pretende transmitir. Ou algo muito próxima a esta impressão.

Ocorre que algo de tradição escrita ou fonográfica pode se tornar parte de um inconsciente coletivo.

No século XIX era comum realizar paródias sobre melodias de tradição escrita, da ópera ou música instrumental. Fragmentos chegam a nós por esse intermédio. Então, isso é possível de identificar. Porque o folclore neste caso se apropriou de uma ideia escrita.

O mesmo pode ocorrer com a música fonográfica.

“Levanta sacode a poeira e dá a volta por cima” é um excelente exemplo. Parece frase folclórica, de um inconsciente coletivo. Mas não é.

Trata-se de verso autoral de Paulo Vanzolini, da canção Volta Por Cima.

A pesquisa é ampla, e repleta, e então para a questão do nobre leitor a resposta ideal é:

Há sim possibilidade de identificar um compositor de música folclórica, ou que se tornou folclórica, mas é algo como procurar o fio da meada, que demanda pesquisa e dedicação exclusiva. Algumas serão muito fáceis, outras que romperam o fio da meada há muitas décadas, praticamente impossível o será.

Mas será mesmo que é preciso identificar um compositor de música folclórica? Honra é ter uma composição parte do inconsciente coletivo! Folclore é vida!

#VemProSouzaLima

 

Pós Graduação