É possível seguir carreira acadêmica formado em música?

Cursos Técnicos

É possível carreira área acadêmica formado em música?

Sim, as áreas de conhecimento humano presentes nas universidades seguem carreiras acadêmicas. Em música o estudante precisa portar o diploma de bacharel em música, ou em licenciatura, para seguir ao mestrado e doutorado.

Vale ressaltar que apenas Universidades oferecem mestrado e doutorado. Faculdades, como nós aqui do Souza Lima, oferecemos pós-graduação em nível de especialização Lato Sensu. Em Música Popular e em Educação Musical com ênfase em desenvolvimento metodológico.

Cursos novos como o tecnólogo, com a ampliação artificial de número de horas dos programas ocorrida na última década, permitem até o acesso aos programas de mestrado e doutorado, mas se seu objetivo é a pesquisa acadêmica faz mais sentido cursos como o bacharelado e a licenciatura, do que um tecnólogo que tem em sua matriz a vocação de preparar ao mercado de trabalho.

O portador de mestrado e doutorado tem a possibilidade de se dedicar a pesquisa acadêmica, e lecionar, prestando concursos nas universidades federais e estaduais brasileiras. Em Faculdades de Música particulares, não há tradição em pesquisa, infelizmente.

Avalie essa orientação, faça bom proveito dela. Lembrando que aqui no Souza Lima temos o curso preparatório para vestibular de música, que leciono e discute absolutamente todos esses percursos. Sonhe, e a gente ajuda a realizar.

Eu, em meu percurso, após terminar a faculdade de música optei por seguir mestrado em Educação. Fez mais sentido já que lecionar era parte dos objetivos da minha carreira, e cá estou, feliz com essa escolha possuindo mestrado em Educação, Arte e História da Cultura.

Vamos juntos!

Pós Graduação
Previous articleÉ possível ser músico profissional sem faculdade?
Next articleQual é a avoid note dos acordes Sus?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.