Existe mesmo ouvido absoluto?

ouvido absoluto
Cursos Técnicos

Existe mesmo ouvido absoluto?

Sim! Existe! E trata-se de um ouvido que percebe as vibrações diretamente! Por esse motivo é chamado de ouvido absoluto!

O que ocorre é que o ouvido absoluto a priori é um fenômeno natural. Que desperta, ou que é incentivado. E é o oposto de ouvido relativo, aquele que percebe aliado a um ponto de partida, que pode ser ouvido interno e através de um instrumento ou diapasão.

Mesmo o ouvido absoluto possui níveis. Há aqueles que percebem apenas alturas individualmente, ou seja, um ouvido absoluto de aspecto melódico em contraposição ao que considero o ápice do ouvido absoluto que atribui alturas executadas conjuntamente mesmo sem que se relacionem.

Tocamos um aglomerado de sons, e o dotado de ouvido de absoluto de aspecto harmônico sabe dizer nota por nota, altura por altura, mesmo que sejam dez sons. Em trinta anos de música conheci apenas uma pessoa que tinha esta capacidade instantânea. Toca-se o acorde e em poucos segundos se estabelece a resposta. Outros tantos que conheci dotados de ouvido absoluto, precisam de minutos para delimitar tantos sons em conjunto.

E realmente tem utilidade ter ouvido absoluto?

Eu sou dos que não veem tanta utilidade. Entendo que o ouvido absoluto contribui com a formação e com o desenvolvimento do músico, mas ao mesmo passo, e tendo algumas dezenas de biografias de compositores e de grandes instrumentistas, confesso ter passado batida a questão. Há outros aspectos muito mais importantes para desenvolver no estudo da música do que a percepção dos sons em nível tão extremo.

Como o desafio sempre acontece, me fale um grande compositor, desses que marcou a história da música dotado de ouvido tão relevante, que respondo com outros quinze que tem igual ou mais importância e que não possuíam tamanha diferença.

São pesos, são medidas, e o que vale mesmo é perpetuar aspectos da formação como um todo. Então pessoal, se você não possui ouvido absoluto não tem nada demais, e se você tem, precisa saber utilizar, que ao mesmo passo que facilita deixa maluco.

Sabe? O barulho do ônibus? Vira som regular, e você equaliza como nota. E da cadeira arrastando, o mesmo. Ao passo que o ouvido é o único sentido humano ligado 24 horas por dia. Herança do que nos é mais primitivo, afinal nem sempre moramos em espaços totalmente controlados que chamamos de casa.

Valeu? Compartilhe!

#VemProSouzaLima

Pós Graduação
Previous articlePreciso alternar sempre a palhetada?
Next articleO que faz um roadie?
Eu sou o Professor João Marcondes! Apaixonado por música e educação musical. Sou compositor e instrumentista com muita coisa publicada. Sou coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical da Faculdade e Conservatório Souza Lima - cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Também coordeno programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. E coordeno as unidades Moema e Alphaville desde 2010. Também atuo na instituição em tarefas administrativas, e sou diretor da editora Souza Lima. Sou autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Meus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. E também de maneira impressa. Sou educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Minhas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. Sou diretor e fundador da gravadora BAC Discos! Que lançou diversos artistas atuantes hoje na música brasileira. Conheça em www.bacdiscos.com/ Segue meu instagram; https://www.instagram.com/joaomarcondesoficial/