Existe músico amador?

joão marcondes
Cursos Técnicos

Existe músico amador?

Imagine um engenheiro amador, um médico amador, e um advogado amador. Você construiria uma casa ou trataria de uma doença com um desses amadores? Ou defenderia seus interesses com um advogado amador?

Porque então falamos tanto do músico amador? Você concorda que incorre uma forma de desmerecer a profissão do músico? Então e o pior que o desmerecer é por triplo viés.

Amamos o que fazemos, e nesse caso, destrinchamos e vivenciamos o termo amador de fato. Amador provém de amar. Nós profissionais da música somos todos amadores, pois somos amantes e entusiastas do que fazemos por nossa arte e profissão. E assim se espera de todos que se profissionalizam em uma área, embora saibamos que não é bem assim – muitos se profissionalizam visando apenas dinheiro.

Amador tem a raiz amor, de quem ama o que faz.

Veja então que até se somos chamados de músicos profissionais, parece de certo modo diminuir outro lado: nossa paixão. Mas se demora mais tempo para formar um pianista que um engenheiro, porque ainda esbarramos em certo desmerecimento?

Somos músicos, e isso deveria bastar.

Se refira a você de outra profissão, como “eu toco um instrumento”, nunca “sou músico amador”. Parece piada para quem é músico de verdade, e segura todos os perrengues da profissão.

Respeitosamente realizamos debates, arguições, com réplicas e tréplicas, sempre interessantes quanto ao ponto de vista individual aqui em nosso Blog, mas esse papo é meio reto e fica como o que não se deve falar para um músico.

Normalmente os que se intitulam músicos amadores fugiram por que não tiveram a coragem de dedicar-se a carreira do músico. Para aquela pergunta modelo de qual a profissão, me apresento como músico, e ainda tenho que responder “mas vive de que”?

Música já é uma profissão de apaixonados muito pacientes.

Quando decidimos por nossa profissão há uma pressão familiar e social. Músico é quem vive das ações e práticas da música. Aquele que sustenta sua casa, sua família em que seu provento é extraído da arte que organiza sons, e suas confluências.

Existe músico amador?

Quando alguém fala pra mim “eu também sou músico” (veja que na apresentação habitual normalmente não está o amador). Eu que prefiro não sair por aí falando o que faço profissionalmente,respondo “que legal”, e replico; com o que tem trabalhado na música?  A resposta vem dobrada “Ah não, não dá pra viver de música. Eu sou qualquer outra coisa”.

Como não dá? Eu vivo do que então?

Não dá pra quem sentiu a pressão social e familiar, e quem pensa primeiro em dinheiro do que satisfação pessoal, ou realização profissional! Parece grosseiro? É que você não ouviu isso milhares de vezes!

Músico amador é uma forma de desmerecer o trabalho dos músicos. 

Quer ser músico? Assuma seu querer. E organize-se. Estude. Dedicação é o princípio básico. Mas não venha utilizar de sua frustração para diminuir uma profissão complexa.

Conversando com um músico, e você apenas toca um instrumento que tal falar: “Eu toco um instrumento, até quis ser músico, admiro quem é, mas decidi me dedicar a outra área”.

Quer tocar? Poxa! Que lindo! Eu me dedico a formação de uma nova geração de músicos profissionais, e ensino as pessoas que procuram REALIZAÇÃO PESSOAL ou FORMAÇÃO CULTURAL, que é simplesmente tocar um instrumento. E isso é realmente maravilhoso! Também é amar!

Não existe médico amador, advogado, engenheiro ou publicitário. E também não existe músico amador.

Escolha seu instrumento e seja muito feliz!

Saiba que escolas como o Souza Lima, que é uma faculdade também, graduação e pós-graduação, oferece curso técnico, conservatório, também oferece Cursos Livres para os que apenas gostariam de tocar!

Nos cursos livres do Souza Lima formamos apreciadores de música, pessoas que dominam ou dominarão seus instrumentos musicais, para que mesmo que não dominem no futuro seus instrumentos amarão ainda mais a música depois de estarem conosco.

Realizamos sonhos! Todos os dias!

#VEMPROSOUZALIMA

Na próxima oportunidade que tiver respeite mais o músico. Ainda mais uma musicista que além de toda carga de profissão, ainda tem que conviver com o machismo dentro da carreira musical – assunto para uma outra publicação.

Publicado em 15 de abril de 2019, ampliado e revisado em outubro de 2023.

Pós Graduação
Previous articleQual impacto do CD no mercado fonográfico?
Next articleComo um músico deve se vestir?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.