O que é Instrumento transpositor? Parte II

lidio
Cursos Técnicos

Reavalie que instrumentos como o violino, cavaquinho, piano, a viola erudita, o violoncelo, possuem sincronia entre o som emitido e o que está escrito. Instrumentos que o som emitido divergem da partitura, então, são instrumentos chamados transpositores.

Pautado como termo da linguagem musical, a escrita que confere em exatidão o som emitido e o padrão escrito designa-se por som real.

Você leu a primeira publicação sobre o tema? Veja aqui!

A guitarra e o violão são transpositores de oitava: todo som escrito soa oitava abaixo.

O contrabaixo elétrico também é transpositor de oitava: todo som escrito soa oitava abaixo. Neste caso pautado em clave de fá.

Mas há mais espécies de transposição, e hoje vamos desenvolver o primeiro passo para compreensão da escrita em si bemol. Observe:

Os instrumentos que aparecem em sua nomenclatura organológica “em Bb”, representam uma transposição de segunda ou de nona maior.

Observe a relação entre escrita transpositora e som real:

Ou seja, ao tocar uma nota pautada como dó, o som que será ouvido será si bemol.

Se tocarmos a nota pautada como ré, o som que será ouvido será dó.

Se tocarmos uma nota pautada como lá, o som que será ouvido será sol.

Prática

Imagine-se tocando ao lado de um pianista, evidentemente uma mesma música, enquanto a partitura do piano, se houver, está em dó maior, a de instrumentos como trompete, saxofone tenor, saxofone soprano, ou do clarinete, estará em ré maior.

Ou na ausência da partitura, a comunicação trará estamos tocando livremente improvisando, as digitações dos dois núcleos de instrumentistas estarão promovendo dois conjuntos diferentes, separados por um tom.

Os conceitos da transposição se consolidaram por diversos motivos. O principal está na construção dos instrumentos.

O saxofone, por exemplo, baseou sua digitação na flauta transversal.

A flauta transversal emite sons reais, ou seja, não é transpositora. Ao tocar todo o chaveamento preso, emite dó.

O saxofone tenor e soprano também se imaginava que com todo chaveamento preso emitiria dó, mas emitiu si bemol. E pelos fatores do aprendizado da digitação decidiu-se desenvolver para tal a escrita transpositora.

Enquanto o saxofone tenor possui transposição de nona maior, a do saxofone soprano possui de segunda maior, mas isso é assunto para uma outra publicação.

Ampliado e revisado em 15 de junho de 2022.

 

Pós Graduação
Previous articleAs características do Piano
Next articleO que é Instrumento transpositor? Parte III
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.