Lecionar é importante para o músico se estabelecer?

processo docente
Cursos Técnicos

Lecionar é importante para o músico se estabelecer?

Quando estudamos um instrumento imergimos em sua composição estilística, técnica e simbólica. Falamos e ouvimos suas referências quando participamos de um processo pleno de formação. Atenção ao que foi ensinado em sua formação, podemos em algum momento nos dedicar ao ensino de nosso instrumento em um processo docente.

Lecionar é uma atividade importante ao músico contemporâneo .

Músicos de orquestra, músicos de áreas da improvisação, de estúdio, também lecionam. Primeiro pela possibilidade de dividir os conhecimentos assimilados e segundo por questões financeiras, composição de renda.

Lecionar é uma atividade que gera renda considerável. Embora necessite de certas preparações, muitos músicos mergulham na área sem qualquer preparo, o que é muito grave.

As aulas podem ser de prática particular, de um Conservatório ou escola de música, no ensino regular ou para um grau adiante em uma faculdade.

Prevendo que você poderá lecionar esteja atento aos processos do seu aprendizado.

Você passará por uma série deles, é fato. Assim verifique e reflita os que foram bem sucedidos, avalie porque alguns processos não foram. Tudo para que um dia você possa se espelhar em sua prática docente em uma situação profissional.

Claro, o ideal é no futuro se especializar em ensino por uma licenciatura, ou pedagogia, e até mesmo em cursos sequenciais, como uma pós-graduação em música. Mas se aderimos a essa ideia previamente podemos avançar a essa questão agora, no momento em que você está, e que vai auxiliar no futuro.

No Souza Lima temos Pós-Graduação em Educação Musical! Saiba mais!

Um Músico normalmente atua em mais de uma área. E essa diversificação é muito bem-vinda.

Conhece as áreas de atuação do músico? Leia a série quero ser músico.

Retomando o processo docente, quanto mais houver reflexão ainda mais você aprenderá sobre seu desenvolvimento. Aprender a aprender, tanto quanto aprender a estudar. O processo de aprendizagem é o objetivo constituído para ser uma realidade no mercado de trabalho.

Vale o investimento já que em algum momento fará grande diferença em sua carreira profissional.

#VemProSouzaLima

Lecionar é importante para o músico profissional se estabelecer!

Publicado em 7 de fevereiro de 2018, ampliado e revisado em 27 de abril de 2021.

Pós Graduação
Previous articleO que é uma daw para produção musical?
Next articleO que é uma gig para um músico?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.