Música em compasso binário!

Cursos Técnicos

A música brasileira recebe o compasso de métrica binária como nenhuma outra no mundo!

Se o compasso quaternário a primeira vista está mais para a música norte-americana, o compasso binário está diretamente relacionado a música brasileira.

Utilizando do pulso constante, primeira e em evidência a segunda subdivisão, sincopada, e acentuada, a métrica binária de dois tempos trafega entre os gêneros brasileiros de modo a consolidar suas virtudes em contratempo e síncopa.

Vamos conhecer algumas músicas grafadas em compasso binário? Procure encontrar o pulso constante para a seguir compreender a organização binária. A escrita é uma convenção, e não se surpreenda ao encontrar algumas canções grafadas de forma antagônica. Podemos até discutir se incorre erro, ou se é apenas uma interpretação.

Alguns gêneros musicais brasileiros possuem duas claves concomitantes, o que dificulta uma percepção imediata de importância para um músico não iniciado nas práticas do repertório musical do Brasil.

Repertório

A bossa-nova surge como um estilo de samba, mas se estabelece a seguir como um gênero. O gênero da bossa-nova é um excelente exemplo de compasso binário, embora também possua algumas canções em compasso ternário.

Observe o ostinato presente no violão de João Gilberto que dá ênfase ao compasso binário em Insensatez de Tom e Vinícius.

O Xote das Meninas também é um ritmo binário. Assim como o baião.

O Ovo do Quarteto Novo, também está em métrica binária.

Repare a troca de acordes do violão e viola, evidenciando a métrica binária na canção de Edu Lobo Ponteio.

Ou no samba tradicional de Paulinho da Viola, Argumento.

 

Pronto!

Compreendeu em um primeiro momento o que é uma música de métrica binária?

Se sim! Aproveite outras postagens presentes em nosso blog, que possui o intuito de contribuir com sua formação.

Se possui dúvidas aqui também é um canal para elucida-las.

No mais o de sempre:

#VemProSouzaLima

Pós Graduação
Previous articleQuero ser músico entrevista: Maurício Bussab
Next articleUma breve história da Viola Brasileira
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.