Música em compasso quaternário!

Cursos Técnicos

A música de métrica quaternária, ou a métrica quaternária, organiza o pulso constante em sequências de quatro pulsos. Mas qual música brasileira se pauta em compasso quaternário que já conhecemos?

É válido lembrar que a listagem a seguir está baseada na forma em que encontramos a maioria das partituras dos respectivos gêneros, e por conseguinte, do próprio repertório.

A forma de escrita, ou a escolha de uma medida métrica, se define por tradição ou pela necessidade baseada no que sentimos ao grafar uma música, na avaliação de um determinado padrão ou ostinato.

Ouvi de um amigo estrangeiro, certa vez, que sentia o samba em quatro por conta do ostinato do Tamborim. Faz sentido. Minha resposta foi em tom de brincadeira: “É que você nunca viu alguém dançar samba, ou também nunca dançou”. Procurei argumentando realçar a importância do surdo, e da marcação de ênfase binária, que faz com que escrevamos em dois tempos – compasso binário.

Claro, aí estão dois ostinatos importantes. E sem considerar a incidência harmônica, o que conhecemos na gramática musical como ritmo harmônico.

Bom, o ponto de vista é interessante, mas os ritmos e gêneros da música brasileira que possuem métrica quaternária possuem tradições de vínculo a dança e vamos conhecê-las nessa série de publicações.

Alguns gêneros quaternários são: o Ijexá, a Marcha (rancho, marchinha), o Frevo, a Toada e o Arrasta-pé.

Vamos conhecer algumas músicas brasileiras em compasso quaternário?

Ijexá, na belíssima canção É D’Oxum na interpretação de Gal Costa.

 

Cordão da Saideira, Marcha ou Frevo-Canção, Edu Lobo.

Noite dos mascarados, marcha, Chico Buarque.

Correnteza, Tom Jobim, Toada, na interpretação de Djavan.

Não existe pecado ao Sul do Equador, Chico Buarque. Frevo.

Vassourinhas, Frevo instrumental.

O Rancho da Goiabada, João Bosco e Aldir Blanc. Marcha

Conjunto de Arrasta-pé ou Quadrilha de Luiz Gonzaga.

Frevo Mulher, de Zé Ramalho, que está mais para um excelente Arrasta-pé!

Procure reconhecer o pulso constante! A seguir identificar a métrica quaternária!

#VemProSouzaLima

Republicado em junho de 2022, analisado e refinado de uma publicação original proveniente de 2018.

Pós Graduação
Previous articleUma breve história das vozes femininas no Brasil
Next articleAs Características do Acordeonista
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.