Musicalização infantil ou aula de instrumento para criança?

musicalização infantil
Cursos Técnicos

Sem dúvida uma grande questão dos pais e responsáveis no aconselhamento das atividades infantis é: Como escolher um curso de música apropriado para crianças entre 3 e 12 anos?

Primeiramente, vale ressaltar, que estar alfabetizado não é pré-requisito para o estudo da música. A Música pode inclusive contribuir com a alfabetização de forma determinante.

Em segundo lugar a aula de musicalização deve ter objetivos claros. E aí justifica-se esta publicação.

Musicalização não é recreação.

Confundir o ensino lúdico com práticas recreativas está sendo comum no ensino da música para crianças nos dias de hoje. Quais são os objetivos do curso? Qual o objetivo de cada atividade? Qual o alcance da ação pedagógica ao longo do período do curso? O que a atividade contribui ao desenvolvimento psicomotor do aluno? Que resultado se espera?

Como é uma aula de musicalização infantil?

A aula de musicalização infantil normalmente é realizada coletivamente. Em grupos entre três e dez crianças. As crianças entre 3 e 5 anos normalmente são acompanhados pelos pais. A partir dos 5 anos as aulas são realizadas com crianças sem acompanhamento direto dos pais ou responsáveis.

Os resultados de um curso com esse perfil para as crianças são medidos a médio prazo.

Um curso de musicalização não possui duração exata.

Compreender aspectos e fatores como pulsação, fraseado, e coeficientes musicais e físicos – como melodia, harmonia, ritmo, altura, duração, intensidade, timbre -, solfejo, linguagem musical, e símbolos musicais, são bons objetivos. E sem que constitua um curso de teoria infantil.Cultura musical! Gêneros, estilos, instrumentos! Também!

Um curso de musicalização pode também priorizar questões motoras. Da coordenação motora fina. Da coordenação motora grossa. Objetivando o avanço para determinado instrumento musical! Qual o objetivo do programa? Essa é a questão primordial!

O ideal é que um programa de musicalização infantil equilibre os valores supracitados! Para que a criança opine no futuro o que fará com o conhecimento adquirido.

E quanto às aulas específicas de instrumento?

A partir dos 5 anos já é possível introduzir o aluno para alguns instrumentos mesmo sem passar por um curso de musicalização infantil. Ocorre que para desenvolver a experiência com um instrumento a criança precisará desenvolver certa musculatura.

Por exemplo: o violino utiliza na arcada a coordenação motora grossa, e nos dedos da mão esquerda a coordenação motora fina. Ambas precisarão de preparação.

Para isso é preciso uma avaliação correta de um profissional. Não é comprar o instrumento e imaginar que é tão intuitivo quanto um eletroeletrônico. E será preciso tempo de estudo para a criança para praticar seu instrumento escolhido em casa.

Quantas atividades a criança já faz? Ela possui tempo para dedicar-se para um instrumento?

Se não possui, o ideal para esse perfil é o curso de musicalização que confere menos obrigações.

Aulas individuais!

A criança está preparada para interagir com um professor posicionando e reposicionando, orientando, conversando, e exclusivamente a ela em uma aula individual de instrumento?

Na aula de instrumento o professor se dedica exclusivamente para um aluno avaliando e propondo atividades.

Um aluno que sempre esteve habituado a aulas de turma no ensino regular, creche, ou infantil, estranhará essa imersão um a um ao conhecimento. O que pode assustar a princípio. Tal qual o estudo de um instrumento para a vida da criança a aula individual é uma experiência nova normalmente ao seu cotidiano.

É preciso que o responsável possa advertir e dialogar com a criança sobre a questão. Para que a criança não entenda a ação como algo ruim.

Como matricular uma criança em um programa de música?

Experimentar. Observar. Procurar indicação. Observar no mercado as melhores instituições. Professores capacitados, formados e atualizados. Materiais de ensino. Espaço adequado. Linha de ensino.

E saber se esse desejo pelo instrumento ou musicalização foi desperto pela criança? Ou se é uma compensação?

O estudo da música só possui benefícios, pode até mesmo ser indicação médica, e acertando os detalhes é só aproveitar!

Curiosidades:

Instrumentos em qual idade mínima? Violão, Piano e Violino a partir dos 5 anos. Bateria a partir dos 8 anos. Guitarra? Somente aos 10 anos.

Nós temos uma publicação sobre isso! Quer ler? Está aqui!

#VemProSouzaLima

Publicado originalmente em 4 de novembro de 2017, atualizado e ampliado em 14 de outubro de 2018, em 20 de março de 2019. E novamente em 13 de janeiro de 2020.

Pós Graduação
Previous articleO que é uma tonalidade maior?
Next articleExiste uma tonalidade que não seja nem maior nem menor?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.