O Brasil deveria ter política pública para música?

O Brasil deveria ter política pública para música?
Cursos Técnicos

O Brasil deveria ter política pública para música?

Com toda certeza. Falta ao Brasil um projeto de estado que valorize nossa cultura em plano internacional. Política de estado, não apenas de governo.

Deveria haver um acordo suprapartidário que levasse o Brasil para o mundo, assim como em cerca de trinta anos a Coréia do Sul realizou. Levando sua moda, sua música, seus filmes, e sua cultura para o mundo, a Coréia desperta o interesse no consumo de seus produtos, alimenta sua economia, despertando interesse para o turismo local.

Nunca ocorreu no Brasil, e se ocorreu talvez no máximo na década de 1950 com o presidente Juscelino Kubitschek, uma política que elevasse a cultura nacional e ao mesmo tempo fomentasse a indústria cultural.

E se chama indústria cultural, é porque movimenta muito dinheiro. O termo indústria fonográfica substituiu recentemente o termo mercado fonográfico. Porque se refere algo que movimenta muita mão de obra.

Falta essa percepção ao atual governo brasileiro que insiste em criminalizar a classe artística em todos os níveis, sendo que movimentamos a economia de maneira importante. E em outros países de maneira fundamental.

O Brasil deveria consolidar uma política pública para música, uma política de estado. Em Prol da nação, em prol de todos nós da classe artística.

Pós Graduação
Previous articleO que é tessitura?
Next articleQuando surgiram as linhas suplementares da pauta?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.