O que é andamento em música?

Cursos Técnicos

O que é andamento em música?

Andamento é o termo que designa velocidade, sob o pulso constante que é o elemento primordial para a consolidação da escrita musical no plano das durações.

É determinado textualmente ou simbolicamente em partitura, ou na orientação de um educador musical, compositor ou arranjador.

Quando?

No período renascentista surgiram os primeiros termos de andamento. Largo, Largheto, Adagio, Moderato, Andante, Allegreto, Allegro, Vivace, Presto e Prestíssimo; de um andamento mais alargado para o de maior aceleração.

Os termos de andamento são interpretativos e designam períodos de pulsação como por exemplo o andamento Allegro está entre 120 e 139 BPM.

A precisão metronômica foi objetivada por L. V. Beethoven no século XIX.

Cansado de apreciar suas obras em medidas de pulsação incondizentes ao que havia planejado, solicitou a um relojoeiro que desenvolvesse um equipamento que lhe propiciasse precisão.

Beethoven foi atendido, Dietrich Nikolaus Winkel, um relojoeiro de Amsterdã, em 1812 desenvolveu o aparelho que conhecemos como metrônomo.

Os termos de andamento provenientes do italiano, mesmo com a consolidação do metrônomo, continuaram compostos em partitura identificando o estado interpretativo de uma obra.

Um metrônomo a 120 BPM (batidas ou beats por minuto), Allegro, representa cento e vinte pulsos contínuos sobre um minuto. A música POP norte-americana, fonográfica, aderiu e propôs a utilização do metrônomo como norma de gravação.

No Brasil e em outras partes do mundo, como representação do movimento modernista, procurou-se desenvolver termos de andamento identificáveis em cada nação. Algo que embora até tenha sido registrado em partituras no Brasil a partir da década de 1930, não se consolidou em informação final, que perdura sob todo fazer musical.

Questão

O metrônomo é um objeto fundamental para o estudo da música. Habitua-se a prática musical utilizando o aparelho, precisão rítmica faz parte do fazer musical de qualquer musicista. Se você ainda não tem um metrônomo, compre um, ou baixe um aplicativo.

Pós Graduação
Previous articleQuero Ser Musicista Entrevista: Debora Gurgel
Next articleQuem é multi-instrumentista? Ou o que é?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.