O que é Bossa-Nova?

microfone
Cursos Técnicos

O que é Bossa-Nova?

Bossa-Nova é um estilo musical brasileiro datado da década de 1950. Que possui importantes artistas consolidados a partir da década de 1960 de maneira internacional. Entre intérpretes, compositores e instrumentistas, a bossa-nova deflagrou ao mundo uma geração de musicistas brasileiros.

Com destaque para Tom Jobim, como principal compositor, João Gilberto como principal referência estética interpretativa, e Vinícius de Moraes como letrista. E ainda com destaque para nomes como Roberto Menescal, Carlos Lyra, Nara Leão, Ronaldo Bôscoli, Milton Banana, Edson Machado, Luiz Bonfá, Laurindo de Almeida, Luís Eça, Tamba Trio, Zimbo Trio, e o grupo vocal Os cariocas.

Reconfiguração

A bossa-nova tratou de uma reconfiguração do estilo musical, que validava a influência da música erudita, o diálogo com o cool-jazz, ao passo da referência do samba como ritmo principal. A ponto de poder-se afirmar que a bossa-nova é um estilo de samba.

Possui então em sua instrumentação uma espécie de síntese – voz e violão, ou voz, piano, contrabaixo e bateria, ou ainda somado ao violão. Arranjo de caráter minimalista. Uso de voz pequena.

Embora, por exemplo, Elizeth Cardoso tenha sido a intérprete escolhida para o primeiro álbum do que se considera bossa-nova, sua interpretação vocal ampla e aberta é contrastante ao que virá a seguir com o canto contido de João Gilberto. Entre os álbuns “Canção do amor demais” de Elizeth em 1958, e “Chega de Saudade” de João Gilberto em 1959.

A bossa-nova para tanto tornou-se em nível mundial a maior representação da cultura musical brasileira. Confundindo-se com o que é samba, consolidando-se a seguir como um gênero musical próprio por caráter e expressividade.

O repertório da bossa-nova influenciou por completo toda uma geração que veio a seguir. Da música brasileira, do jazz norte-americano, do mundo como um todo. São muitos os músicos de gêneros contrastantes que citam a bossa-nova como parâmetro referencial de êxito estético.

Quais as principais características da bossa-nova?

Interpretação contida, harmonia com sétima e extensões do acorde – nonas, décimas-primeira e décimas-terceira, melodia pragmática, instrumentação enxuta, rítmica refinada, temáticas textuais ocasionais e sem impacto social.

A bossa-nova não existiria sem o microfone! Sem o avanço tecnológico!

Gostou? Compartilhe esse artigo!

Pós Graduação
Previous articleO que é um Spalla?
Next articleNomenclatura dos graus de uma escala maior
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.