O que é chorus em improvisação musical?

o que é chorus?
Cursos Técnicos

O que é chorus em improvisação musical?

Chorus é um termo que usualmente utilizamos na comunicação musical no campo da improvisação. E significa a o período exato da estrutura de uma composição. Por exemplo, Garota de Ipanema de Tom Jobim e Vinícius de Moraes possui duas seções, organizadas em oito compassos em um A1, oito compassos de um A2, dezesseis compassos de B, e mais oito compassos em um A3.

A parte da estrutura A tem três versões, por isso está enumerada de 1 à 3.

Ao todo a estrutura da composição é de quarenta compassos. Assim quando o improvisador vai improvisar um chorus será sobre os quarenta compassos apresentados nesta composição. Seguindo igual harmonia, ritmo, e duração prevista quando acompanhando a melodia original.

Se são dois chorus, duas vezes os quarenta compassos, totalizando oitenta compassos.

Uma forma Blues como a composição como Equinox de John Coltrane, possui doze compassos. Assim um chorus de improvisação terá esses mesmo doze compassos.

Independentemente do número de compassos que uma estrutura composicional tiver, o conjunto final desta estrutura será chamado de chorus. É possível então termos diferentes proporções, importando na realidade a consolidação da estrutura composicional.

É comum comunicarmo-nos com o termo, Vale então compreender mais este passo para seu aprimoramento.

#VemProSouzaLima

No Souza Lima oferecemos uma especialização técnica em improvisação! Saiba mais aqui!

Publicado em 3 de julho de 2019, ampliado e revisado em 13 de fevereiro de 2020.

Pós Graduação
Previous articleQuem pode ensinar música?
Next articleQuem foi João Gilberto?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.