O que é Clave?

Cursos Técnicos

Clave é um símbolo que estabelece a escrita das alturas para a música ocidental. Clave também é termo comum para comunicação da prática musical empírica.

O que é clave talvez seja a pergunta recorrente aos alunos iniciantes, quando atuamos como músico-educadores. Mas a definição que propomos esclarece a questão totalmente?

O que é clave musical? Como elemento gráfico:

Em primeiro lugar: A clave é um símbolo inserido em um pentagrama ou pauta musical, que determina o ponto de partida para a escrita, estabelecendo por relações a grafia das demais notas. Clave é uma chave para abertura do pentagrama!

A clave propicia a escrita e comunicação musical através de símbolos que designam altura.

Observe os instrumentos e utilização específica de cada clave:

Clave de sol na 2ª linha – determina que a nota sol está na segunda linha. E por assim, todas as notas da pauta.

Uso: Para as vozes femininas, para o violão, para o violino, para a flauta, para os saxofones, para o clarinete, para trompete, para a mão direita do piano, para o cavaquinho, para o bandolim, para a viola caipira.

Clave de dó na 3ª linha – determina que a nota dó está na terceira linha. E assim, todas as notas da pauta!

Uso: Para a viola erudita, para o estudo do contraponto (por ter sido criada inicialmente para representar as vozes humanas). Para o violoncelo em regiões agudas.

Clave de fá na 4ª linha – determina que a nota fá está na quarta linha. E por assim, todas as notas da pauta!

Uso: Para as vozes masculinas (embora a voz tenor, seja comum escrevê-la em clave de sol na 2ª linha, como transpositor de oitava), para o contrabaixo elétrico e acústico, para o violoncelo, para a tuba, para o trombone.

Relações das claves e do dó central

O dó central (261,6 hertz) é a nota da terceira linha da clave de dó. Aquela que a nomeia.

O mesmo dó está na primeira linha suplementar inferior da clave de sol. E na primeira linha suplementar superior da clave de fá.

Mas o termo clave designa algo mais?

Sim. Aos musicistas que se dedicam a percussão é comum utilizar a palavra clave para designar um aspecto da prática musical.

O termo clave representa um ostinato – padrão rítmico repetido sucessivamente sobre um pulso constante -, e que designa a característica de determinado gênero musical. O fundamento específico, então, a síntese – um elemento primordial que possibilita associação imediata com o que se pretende representar musicalmente.

Clave é a síntese de um gênero, elemento único que o representa, ou o identifica imediatamente.

Tais quais os símbolos gráficos que representam a origem da relação das notas em uma pauta, clave é uma terminologia usual da prática do músico. Pode-se dizer clave rítmica.

Do latim ou do espanhol, clave significa chave, que cultiva a definição de ambos os casos perfeitamente.

Você sabia?

Clave também é um instrumento de origem afro-cubana. Duas madeiras, manuseadas cada uma por uma mão do músico percussionista, que em contato realiza uma figura rítmica característica de gêneros como Salsa, Rumba e Tchá-Tchá-Tchá.

Você sabia?

Embora o violão e o violino utilizem a mesma clave, estão separados em tessitura.

O violão é um instrumento transpositor – para ele, o som escrito representa um som uma oitava abaixo. O violino o som pautado representa a vibração real.

Em um artigo futuro ampliaremos essa questão.

Resenha:

O blog agora abre precedente para questões da teoria e comunicação musical. O que é clave é apenas o primeiro passo. Vamos em frente! Vamos pensar a música!

Se você possuir eventualmente alguma dúvida, mesmo que muitos artigos já possam esclarecê-la, pesquise na pequena lupa acima a direita. Caso ainda não esclareça a dúvida, por nada ter sido publicado algo sobre o que você procura, a informação chegará e prepararei especialmente algo que esclareça sua questão.

Muito obrigado pela visita.

#VemProSouzaLima

Artigo publicado em 29 de novembro de 2017, e atualizado em 01 de outubro de 2018.

Pós Graduação
Previous articleEstudar música no exterior
Next articleQuais os principais problemas que podem ocorrer com um acordeom?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.