O que é coro? Coro ou coral?

Organizando o coro - agrupamento vocal
Cursos Técnicos

O que é coro? Coro ou coral?

Coro é um agrupamento cotidiano, já milenar, onde as pessoas reunidas cantavam. E dessa prática tornou-se um agrupamento musical muito representativo; que fundou até mesmo um pilar da gramática musical: o pilar da harmonia.

O coro é um conjunto vocal com mais de um músico cantor para executar cada parte; e que se apresenta ou a capella ou com acompanhamento de algum instrumento de possibilidade harmônica – piano, órgão, violão.

A capellla é um termo empregado para o canto sem acompanhamento. Se uma voz, ou vozes de um coro.

A distribuição do agrupamento do coro com sopranos a frente a esquerda, contraltos a frente a direita, tenores atrás a esquerda e os baixos atrás a direita é uma formação do agrupamento vocal, de certo modo recente, são apenas dois séculos e meio. O que não subtrai a importância milenar do coro para a humanidade.

O agrupamento, no entanto, possui uma longeva história. E sua consolidação foi progressiva e continuada, e como um agrupamento vivo, possui variações constantes quanto aos espelhamentos do grupo que observamos na sociedade, principalmente em ações experimentais, estudantis, e recreativas.

O coro que apresentaremos em nosso infográfico é o espelho do que se consolidou do equilíbrio de vozes masculinas e femininas de diferentes alturas, e registros, para o fazer musical ocidental.

Aos estudos

Para o estudo, o coro é um agrupamento fundamental. Uma experiência do estudante de música de certa forma indispensável. É o momento que o futuro músico ou apreciador, pela primeira vez se situa compondo uma situação musical de interação, onde sua voz é parte de um todo determinante. Ou seja: individualmente protagonistas de um fazer musical conjunto.

Coral é um termo empregado no Brasil como sinônimo de Coro.

O agrupamento passou a designar no século XVIII a reunião entre trinta e quatro e trinta e oito cantores. Praticando música erudita, ou seja, música de viés escrito – cuja altura e duração estão estabelecidos em partitura.

Partitura é um objeto ou arquivo digital, que reúne os elementos físicos do som que compõe o que percebemos como música – altura, duração, timbre e intensidade. – Se preferir ler mais a respeito, temos na seção glossário artigos explicativos sobre os elementos do som, e a partitura como um todo.

Joham Sebastian Bach utilizava o coro de trinta e seis vozes – nove sopranos (a voz aguda feminina), nove contraltos (a voz grave feminina), nove tenores (a voz aguda masculina), nova baixos (a voz grave masculina). Embora na prática oscilasse consideravelmente em número, mantinha a perspectiva das quatro vozes em polifonia.

Mas afinal o que é polifonia?

A polifonia surgiu na prática dos agrupamentos vocais por volta da metade do século XV, ocorre, por exemplo, quando as quatro vozes contrastantes coexistentes – baixo, tenor, contralto e soprano-,  cantando cada qual sua parte, cumprindo cada qual uma função, converge em um resultado pleno.

Observe em uma composição de Giovanni Pierluigi da Palestrina (1525 – 1594) os efeitos da polifonia.

 

A polifonia culminou no advento da harmonia. E hoje é repetida nas estratégias da harmonia tradicional, no estudo e aplicação prática, tal qual do contraponto.

Você sabia? A harmonia deve ao coro, agrupamento vocal, sua existência.

Experimentos vocais a seis vozes foram realizados no Renascimento – soprano, mezzo soprano, contralto, tenor, barítono e baixo – do agudo ao grave. E a união de coros para ampliar o dimensionamento das vozes.

A 9ª Sinfonia de Beethoven reuniu em sua composição coro e orquestra sinfônica. Algo, por exemplo, que se seguiu como fator de grande expressividade artística, aplicado continuamente no cinema. Experimente ouvir a composição em uma hora, seis minutos e quarenta segundos, a expressividade que reúne coro e orquestra sinfônica.

No Brasil, Heitor Villa-Lobos, amplificando sua metodologia do canto orfeônico, reuniu alguns milhares cantando em coro.

Ouça o Choros n.º 10 de Heitor Villa-Lobos, para coro e Orquestra.

 

Vamos conhecer mais sobre o Coro nesse infográfico que preparamos para você?

Organizando o coro - agrupamento vocal

Créditos:
Conteúdo e Texto: Professor João Marcondes
Infografia: Jean Forrer

Publicado em 11 de janeiro de 2018, e atualizado em 15 de junho de 2022.

Pós Graduação