O que é ECAD?

Cursos Técnicos

O que é ECAD?

Atenção estudantes de música! Produtores, compositores e até instrumentistas, esse assunto é de interesse de todos.

ECAD é sigla para escritório central de arrecadação de direitos autorais. Cumpre no Brasil a função de recolhimento de direitos do autor perante qualquer espécie de execução pública de obras ou fonogramas – em apresentações ou coligações em rádio e televisão.

O site da entidade se define como “elo que conecta compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos aos canais e espaços onde a música toca e emociona pessoas”.

Curiosamente o ECAD se considera referência mundial na área, tão embora as reclamações da classe artística, principalmente a independente, são imensas.

Para registrar suas músicas ou fonogramas no ECAD é preciso passar por uma sociedade arrecadadora. Ou seja, há uma intermediação entre artista e sua obra e o ECAD. E os problemas começam por aí já que nem todas as entidades preservam protocolos igualitários entre elas e seus artistas.

Não há padrão, esse é o ponto.

Mas se somos autores, somos produtores, somos artistas, compositores, precisamos estar alinhados com uma sociedade arrecadadora, que levará ao ECAD nossos interesses perante direitos autorais.

Entre no site do ECAD e conheça as sociedades, eu tenho uma que participo, mas nunca estive satisfeito com seus serviços, e me recuso a citá-la ou divulga-la como referência. O trabalho me parece estranho.

A função do ECAD é receber de grandes entidades, televisões, rádios. A seguir seguindo a função do ECAD é repassar. E infelizmente não há clareza entre o quanto é repassado para as entidades arrecadadoras, e quanto chega na mão do artista. Esse é o ponto.

Lembre que você não se associa, como autor ou produtor ao ECAD, você tem que procurar uma sociedade arrecadadora! Fica a dica!

Pós Graduação
Previous articleO que é quiáltera?
Next articleVale a pena fazer pós em Educação Musical?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.