O que é escala de tons inteiros?

tons inteiros
Cursos Técnicos

O que é escala de tons inteiros?

Escala de tons inteiros, nomenclatura sinônima de escala hexafônica, representa um conjunto de sons sucessivos separados por um tom. Onde nenhum dos seis sons, por isso hexafônica ou hexatônica, se comporta como tônica.

Como possuímos doze alturas proporcionais distintas, ao dividir por seis, chegamos ao número de dois conjuntos diferentes.

Do# Ré# Fá Sol La Si

Dó ré mi fá# sol# sib

Iniciei por dó, mas poderia ter iniciado por quaisquer das notas que compõem o conjunto.

É possível enarmonizar as estruturas, mas sem que esse procedimento gere um novo conjunto. Tratam-se então de apenas duas estruturas hexafônicas que chamamos de escala por apresenta-la de maneira sucessiva, contínua e ascendente.

A estrutura hexafônica não é diatônica, mas pode ser aplicada em uma estrutura melódica ou sobre um acorde diatônico, dependendo exclusivamente da sensação que pretende causar.

Claude Debussy, compositor do impressionismo musical, foi um dos personagens que contribui na aplicação estética dessa escala que também chamamos de tons inteiros. Ainda sobre Debussy, a utilização justifica-se com uma ideia de se expandir os limites de tonalidade ou ainda ampliar o coeficiente de tensionamento e resolução.

Evidentemente usufruindo do princípio que o conjunto de tons inteiros propiciou alguns compositores desenvolveram reflexões estéticas que culminaram no atonalismo. Da música serial e até mesmo do dodecafonismo.

Hoje esta estrutura é amplamente utilizada na improvisação.

Compreendeu? Sanou sua dúvida?

Compartilhe com outros músicos e estudantes.

#VemProSouzaLima

Pós Graduação
Previous articleO que significa um sustenido e um bequadro escrito juntos em uma nota?
Next articleComo funciona o curso Preparatório para a Berklee?
Eu sou o Professor João Marcondes! Apaixonado por música e educação musical. Sou compositor e instrumentista com muita coisa publicada. Sou coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical da Faculdade e Conservatório Souza Lima - cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Também coordeno programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. E coordeno as unidades Moema e Alphaville desde 2010. Também atuo na instituição em tarefas administrativas, e sou diretor da editora Souza Lima. Sou autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Meus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. E também de maneira impressa. Sou educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Minhas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. Sou diretor e fundador da gravadora BAC Discos! Que lançou diversos artistas atuantes hoje na música brasileira. Conheça em www.bacdiscos.com/ Segue meu instagram; https://www.instagram.com/joaomarcondesoficial/