O que é gravação por overdubbing?

Quais são as principais metodologias da produção musical?
engenheiro de som, imagem gratuita canva
Cursos Técnicos

O que é gravação por overdubbing?

Perfeito, esse tema ilustra práticas que desenvolvemos no programa curso Técnico em Processos Fonográficos – Ênfase em Produção Musical. Faremos essa semana no BLOG Souza Lima uma série rápida sobre as espécies de gravação. Hoje: O que é gravação por overdubbing?

Overdubbing é uma técnica de gravação que representa sobreposição de instrumentos ou vozes registrados em dias e horários diferentes. Por exemplo: o baterista registrou em uma segunda-feira sua performance, a partir do metrônomo.

O contrabaixista na terça-feira registrou sua participação. Na quarta-feira coube ao guitarrista registrar suas bases e solos, ou seja, um mesmo instrumentista tocando duas ou mais vezes no mesmo fonograma.

Ao tecladista, na quinta-feira, foi programado gravar efeitos, pads e acompanhamentos. Na sexta-feira o vocalista finalizou a produção.

É algo recente?

Esse processo de gravação multipistas por sobreposição já é possível há quarenta anos, e se consolidou por propiciar uma qualidade de edição, de extração de timbres individuais, de isolamento dos instrumentos, de uma melhor mixagem, e por que não dizer, em meio a uma pandemia, que a técnica de overdubbing permite gravações remotas.

Eu mesmo produzi discos em meio a essa tragédia humana que estamos vivendo, com cada músico registrando sua contribuição sem sair de sua casa.

Evidentemente que precisamos destacar que um processo de gravação demanda alguns cuidados: com afinação, com timbre, com execução perante o pulso constante – quase obrigatório gravar com metrônomo, se for remota – como nesse momento em que cada um pode registrar em sua casa – cuidados com ambiência.

Overdubbing deixa características na produção?

As produções com overdubbing possuem características marcantes. Alguns céticos dizem que se perde pressão sonora e interação. De certo modo estão certos, mas valendo-se dos sons que demandam de fato essa pressão sonora. Daí entramos na questão que se estuda no curso técnico, precisamos de pressão para o que estamos produzindo, ou precisamos de qualidade indelével de timbres? Está aí a escolha do produtor.

Particularmente tenho discos produzidos das três maneiras que defini em meu livro INTRODUÇÃO A PRODUÇÃO MUSICAL. São elas: gravação pro overdubbing, gravação mista e gravação ao vivo.

Se você estivesse aqui e me perguntasse qual é a mais usada hoje no Brasil, eu diria por overdubbing, e no centro do mercado fonográfico com essas músicas que parecem nascer sucesso, gravação mista.

Vou colocar aqui uma mesma música que produzi com overdubbing e ao vivo.

Na produção com overdubbing eu toco piano, violão, violão de 7 cordas, caixinha de fósforo, uma flauta, pandeiro, surdo, cuíca, tamborim e chocalho. Olha aí, uma vantagem e tanto. E na produção Ao vivo, estou tocando apenas cavaquinho. Notou as diferenças?

#VemProSouzaLima

As inscrições estão abertas para a turma de 2021. Saiba mais!

Pós Graduação