O que é Harmonia?

harmonia
Cursos Técnicos

Harmonia é o coeficiente que se percebe estabelecido verticalmente em música. Se harmonia por polifonia é como luz que se escuta. Se por homofonia harmonia a harmonia é algo que se escuta em blocos.

A harmonia primeiramente ocorreu pelo encontro das vozes – a polifonia melódica compondo resultado harmônico ainda no período renascentista.

A partir do período Clássico a harmonia se estabeleceu como uma camada de uma obra musical que acompanha uma única melodia, algo homofônico.

Quais os principais termos para harmonia? Acordes – bicorde, tríade e tétrade, extensões. Baixo cifrado. Cifras. Acompanhamento. Cadências.

1| Acorde é um conjunto de notas. Que se comporta em bicorde, composto por uma fundamental e uma quinta justa. São doze bicordes.

Tríade composta em sobreposições de terças, possui fundamental, terça maior ou menor, quinta justa ou aumentada ou diminuta. As tríades são Compostas em quatro espécies: maior (F 3M e 5J), menor (F 3m 5J), diminuta (F 3m 5d) e aumentada (F 3M 5a). Totalizando 40 conjuntos diferentes de tríades.

Originadas a partir de uma escala, tríades e tétrades formam o que conhecemos como campo harmônico.

As tétrades são formadas a partir das tríades.

Uma tríade maior pode receber sétima maior ou sétima menor. A tríade menor pode receber sétima menor ou sétima maior. Enquanto a tríade aumentada pode receber uma sétima menor ou sétima maior, enquanto uma tríade diminuta pode receber a sétima diminuta ou sétima menor. São 87 conjuntos de tétrade.

As Extensões são novas terças sobrepostas sucessivamente ao fim da estrutura da tétrade – a partir então da sétima, compondo intervalos de extensão chamados de nona, décima primeira e décima terceira.

As extensões podem ser diatônicas, que correspondem ao núcleo de uma escala maior ou menor, mas também podem ser não-diatônicas.

Baixo cifrado é um sistema típico da música erudita, que surgiu no renascimento, de maneira a reduzir as vozes polifônicas a uma síntese estrutural. O baixo cifrado estabelece conjuntos.

Cifras é um conceito e processo da música popular, que representa conjuntos de notas. É uma linguagem interpretativa. Que não estipula altura, e disposição das notas. Sua execução leva em conta estilo, e gênero, e a capacidade interpretativa do instrumentista.

As cifras combinam letras maiúsculas e minúsculas, números, termos e símbolos, para apresentar o conjunto de notas.

Bom, na segunda postagem do assunto, falaremos do que faltou! Por hoje é só! Dúvidas?

Teremos um curso no segundo semestre para isso também, via transmissão! Saiba mais!

Publicado em 7 de novembro de 2018, atualizado e revisado em 23 de julho de 2020.

João Marcondes

#VemProSouzaLima

Pós Graduação