O que é Improvisação Musical?

sib como fundamental
Cursos Técnicos

Improvisação é a capacidade de interagir em tempo real com os elementos que compõe a música – da harmonia, ritmo, forma, criando melodias, ou acompanhamentos para um processo de comunicação polivalente entre os membros do agrupamento.

Ressaltando também que a improvisação pode se estabelecer, todavia por necessidade como em um desencontro entre as partes estabelecidas em uma partitura fechada, onde os músicos necessitaram realizar algo por preenchimento até que o seguimento do mapa seja reestabelecido.

Então é uma necessidade fundamental compreender os valores da arte de improvisar para situações diversas ocorridas na realização de uma apresentação.

Há improvisação na música erudita?

Sim. Um grau, por exemplo, de uma cadência – um movimento concerto que o músico protagonista realiza livremente. Típico do períiodo clássico, concerto solo – antagônico ao Concerto Grosso Barroco.

Improvisação Melódica

1. A improvisação pode ocorrer por variação melódica. Onde o músico conhecedor das escalas, cadências, forma, introduz elementos com intuito de diversificar uma melodia original. Elementos: de expressividade, transposição, aproximações melódicas, contração rítmica, expansão rítmica e harmonização.

2. O ato de improvisar também pode ocorrer em determinada forma ou seção, cujo improvisador atuando com ritmo em composição de acordes e andamentos pré-estabelecidos concebe uma nova melodia respeitando gênero e estilo. Desenvolvendo-a então, em certo perímetro pré-estabelecido.

3. A improvisação também pode ser livre, e ocorre quando não há diretriz a ser seguida. Os músicos simplesmente interagem partindo do mínimo de informação. Como propor uma ideia que será desenvolvida como um assunto em uma conversa cotidiana!

Improvisação Harmônica

Espécie de interação que concerne a camada de acompanhamento de uma melodia, ou improvisação de origem melódica. Ciente do gesto musical em gênero e estilo.

Dúvidas? Releia a dica número #3 de Comportamento Harmônico!

Conclusão

Saber improvisar nas condições apresentadas é uma expertise avançada para o desenvolvimento do futuro músico profissional. É necessário conhecer as situações, e dedicar-se individualmente a cada formato.

Tornar-se um músico completo é parte dos objetivos dessas dicas. Ressaltando que esta é a vigésima segunda, faltando apenas quatro dicas para encerrar nosso processo de sugestão de aprendizagem e dedicação profissional. Já leu as outras dicas?

No Souza Lima temos muita improvisação na Faculdade, e também na especialização técnica de improvisação.

#VemProSouzaLima

Temos no Souza Lima uma especialização técnica em improvisação! Saiba mais!

Publicado na série Dicas em 2 de maio de 2018, ampliado e revisado em 13 de fevereiro de 2020.

 

Pós Graduação
Previous articlePostura no Piano – 10 Dicas para Tocar Piano Com a Postura Correta
Next articleDuração em música
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.