O que é instrumento transpositor? Parte I

instrumento transpositor
Cursos Técnicos

Instrumento transpositor então, é aquele cuja escrita de alturas diverge de alguma maneira do som emitido.

Avalie que instrumentos como o violino, o cavaquinho, o piano, a viola erudita, o violoncelo, possuem sincronia entre som emitido e o que está descrito ou pautado como termo da linguagem musical. Essa escrita que respeita vibração que denominamos som real.

Por exemplo: o lá 440 hertz, referência para afinação ocidental está pautado no segundo espaço do pentagrama em clave de sol. Qualquer desses instrumentos que utilizem da mesma clave para grafar sua partitura, que emitam este lá, emitirão a frequência exata do lá 440 hertz.

Observe:

O violão é um instrumento transpositor de oitava, assim como a guitarra elétrica. Ambos utilizam a clave de sol.

Se o violonista ou guitarrista tocar em uma partitura de guitarra, a nota lá do segundo espaço da pauta (onde se grafa habitualmente o lá 440 hertz), emite o lá 220 hertz.

Se o violonista ou guitarrista tocar em uma partitura feita para a o piano, a nota lá do segundo espaço da pauta (onde se grafa habitualmente o lá 440 hertz), emite o lá 220 hertz.

Para o violão e para a guitarra: todo som escrito representa outro uma oitava abaixo.

Assim quanto a prática:

Se um violonista vai ler a partura para piano, para tocar em uníssono, ele precisará ler a partitura uma oitava acima. 

A escrita transpositora possui diversos motivos históricos, e que também está relacionado ao avanço da percepção humana na compreensão e escrita das alturas. Uma escola de música!

Já leu o infográfico das alturas? E os de oitavas?

O violão como transpositor

Há duas linhas para o discurso do violão como transpositor. A primeira é que o violão descendente de dois instrumentos, ambos utilizavam clave de sol, a guitarra romântica e o aláude.

Ao consolidar o instrumento violão, os instrumentistas já estavam habituados para a escrita em clave de sol e a mantiveram.

Para quando a seguir percebeu-se que a altura pautada não era exatamente a altura que deveria ser representada como som real, consolidou-se então a ideia de instrumento transpositor.

E logicamente, por si a guitarra descende do violão.

#VemProSouzaLima

Pós Graduação
Previous articleQuais as prerrogativas de um músico coordenador pedagógico?
Next articleAs características do Piano
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.