O que é ligadura em música?

ligadura de valor
Cursos Técnicos

O termo ligadura é muitíssimo empregado na linguagem musical e está relacionado tanto com a duração quanto para a expressividade. Mas afinal: o que é ligadura em música?

A Ligadura, quando de valor, soma frações de tempo presentes em um mesmo compasso ou também aquelas que ultrapassam a medida de um compasso.

A Ligadura de valor é empregada exclusivamente em sons de mesma altura e é representada com uma linha curva sobre duas ou mais cabeças de nota.

Observe entre o compasso 7 e 8 a utilização da ligadura de valor sobre a nota ré.

Exercício de composição, de João Marcondes.

Por que de mesma altura?

Uma nova altura demandaria uma nova execução. E para representar uma sucessão de sons ligados sem interrupção, há a ligadura de expressão ou fraseado.

Na partitura anterior já há utilização da ligadura de expressividade.

A ligadura de expressão representa alturas sucessivas executadas ininterruptamente. Ou melhor, até que finalize a marcação estabelecida entre as notas “cercadas” pela ligadura. Observe os efeitos do diferente emprego da ligadura de expressão:

Observação sobre Ligadura de Valor

A ligadura de valor, embora a princípio parece trazer dificuldade ao executante, é um fator de simples compreensão.

Lembre-se de estudar os pontos de execução das alturas. A ligadura não é a maior de dificuldade, a dificuldade está em compreender onde as inflexões estão posicionadas. Compreenda então os sons anteriores e posteriores a ligadura, e componha a duração somada que a ligadura oferece.

Observação sobre Ligadura de Expressividade

Também chamada de legato, ou até de portamento, essa ligadura aparece pouquíssimo nas partituras da música popular. As partituras de música erudita adoram-na a dois séculos.

Para o estudante de instrumento, popular ou erudito, o emprego da ligadura de expressividade aperfeiçoa o estudo e o conhecimento das frases que compõe a obra.

Por exemplo:

Ao estudar uma música marque as frases que a compõe. E nelas constitua valores que a amplifiquem ou que as diferencie. O emprego da grafia da ligadura de expressão constitui um valor acessível, expoente das práticas interpretativas.

Vale o aprendizado! Compreendeu o que é ligadura em música?

Aproveite! O BLOG Souza Lima é uma escola de música digital.

#VemProSouzaLima

Pós Graduação