O que é mais fácil tocar Teclado ou Piano?

teclado
Cursos Técnicos

Mesmo que aparentemente o teclado e o piano pareçam instrumentos relacionados são diferentes para a organologia – ciência que estuda os instrumentos musicais.

Essas diferenças são potencializadas ainda mais quando avaliamos questões técnicas. Mas então, teclado ou piano, trouxe um leitor para o BLOG, vou me esforçar em responder.

Me segue no instagram! @joaomarcondesoficial

PIANO

Enquanto o piano é um instrumento de cordas percutidas, e o teclado um instrumento eletrônico. Esse grupo de teclas ainda possui o cravo e o órgão, ambos antecederam o piano e o teclado.

Todos estão relacionados historicamente, se por influência direta ou indireta, todos possuem teclas, mas as especificidades técnicas e a composição estilística de execução desses instrumentos os difere.

 

Teclado ou piano

O piano possui uma ação diferenciada em suas teclas. Cada tecla move um mecanismo que percute as cordas. No teclado cada tecla selecionada ativa um sistema que imediatamente simula um som. Teclas muito leve.

O piano demanda amplo desenvolvimento técnico, percebe-se a necessidade de se constituir pontos de intensidade que transformarão uma melodia em um ponto de alta sensibilização.

Ao iniciar o estudo do piano é preciso adequar a musculatura. Ao teclado como a ação é mais leve, cobra-se menos a musculatura.

Ter o instrumento que você pretende estudar é um passo fundamental.

Investimento

Para ter um piano o investimento para um exemplar usado parte de quatro mil reais. Demanda regulagens. O piano precisa ser afinado semestralmente, e ter a administrada regularmente a questão mecânica. A ausência dessa manutenção dificulta os estudos.

O investimento em um teclado é bem menor, algo que parte de quinhentos reais. Embora haja teclados de até vinte mil reais. Assim como piano de meio milhão.

Vale ressaltar novamente que são instrumentos que parecem iguais, mas não são.

Se pretender estudar piano prepara-se para ter um instrumento, ou matricule-se em uma escola que ofereça horários de estudo.  Fazer aula de piano e estudar em um teclado não funciona.

Observe a postura do piano.

Aprendizagem do piano e teclado

O piano ramifica seu processo de aprendizado, se exclusivamente tratado em duas pautas, claves de sol e fá ou ambas conjuntamente, piano erudito; se calcado em valores e construção mais livre, improvisada, o piano popular.

Teclado lê-se em clave de sol e cifra. Estuda-se também a composição de timbres, base rítmicas, camas harmônicas, viradas… E muito mesmo sobre TIMBRES! Veja só!

O teclado é um controlador e pode estar associado a um computador.

Teclado ou piano?

A escolha é determinante. O instrumento mais fácil é o que você gosta mais. É aquele que você tem mais carinho. É o instrumento que você admira, por ele ou pelo músico que você observa com mais atenção.

Lembre-se da linha do tempo: cravo e órgão de tubos, piano, órgão eletrônico, teclado… 

Cada um com seu valor! São teclas, mas são diferentes.

Vamos conhecer as referências do piano no Brasil?

Publicado em 3 de julho de 2018, ampliado e revisado em 01 de junho de 2022.

Pós Graduação