O que é musicalização infantil?

Qual idade ideal para iniciar em um instrumento musical?
Cursos Técnicos

Musicalizar é tornar um ser-humano apto a compreender e usufruir dos elementos primordiais dos sons para  comunicar-se através da música. Ou quando musicalizado constituir através da música novos processos de aprendizagem.

Prevê-se na musicalização desenvolver coordenação motora, simbologia, compreensão de contexto, interação, percepção quanto a alturas, solfejo e sensação de pulsação! A Musicalização Infantil ocorre quando realizamos um projeto de objetivos claros com um público entre três e quatorze anos de idade.

Musicalização infantil não é atividade recreativa.

Se estivermos aptos na compreensão musical contribuímos com a formação humana de maneira ímpar. Afinal que outra atividade desenvolve de maneira tão prazerosa a coordenação motora fina? E quem não gosta de música?

Como escolher um curso de musicalização?

Primeiramente conheça o currículo do docente. Espere realizações no campo da educação. Acadêmicas, livres e profissionais.

Informe-se sobre a linha de trabalho, quanto a metodologia. Resguarde que lúdico não é metodologia, é abordagem, evidentemente sobre uma metodologia.

Esclareça os objetivos e metas de cada núcleo de conhecimento, se bimestral ou semestral. Certifique-se que está sendo cumprido.

Solicite a possibilidade e assista a uma atividade com outros alunos. Normalmente ao assistir seu próprio filho gera uma inibição, e os resultados serão mal processados.

Teoria infantil não é musicalização.

Lembre que simbologia é uma parte do processo, não é finalidade do musicalizar. Pergunte sobre cada item do segundo parágrafo. Avaliando o educador e sua proposta. Realize informalmente avaliações de trabalho, com o educador e o estudante.

Qualquer resultado para musicalização possui  médio prazo, é verdade. Mas deve haver objetivos finais tais quais os objetivos secundários. Os secundários são de curto prazo normalmente.

Existe musicalização pra bebês?

Não. Particularmente acredito que existe um processo de sensibilização. Ouvir, cantar, mas mais ainda: estar em conjunto – crianças e pais. Em si desconheço teses e materiais de pesquisa suficientes que comprovem a eficácia desse investimento. Leia mais aqui!

É preciso estar alfabetizado para fazer musicalização infantil?

Não. Inclusive é fato que a música contribui com o desenvolvimento cognitivo – para a aprendizagem em geral, embora também para alfabetização.

Pós Graduação