O que é ostinato?

ostinato
Cursos Técnicos

O ostinato é um termo que designa determinado padrão recorrente em uma obra musical, contribuindo com a consolidação da métrica e se estabelecendo sobre o pulso constante. O que é ostinato pode ter muitas respostas e utilidades!

Além de ser um excelente recurso para criação – nota minha pessoal, como professor de composição, o ostinato é um excelente termo para educação musical. Você é capaz de reconhecer um ostinato? Vamos aprender?

Em determinado artigo escrevi sobre a importância de se ouvir música de forma inteligente. Uma audição que procura extrair os elementos primordiais. Uma audição repleta e contínua que extrai elementos para o seu desenvolvimento pessoal.

Um exemplo?

O Bolero de Ravel (1875 – 1937) – um estudo de orquestração que se tornou icônico na obra do compositor francês-, apresenta um excelente exemplo de ostinato rítmico.30

Presente em toda obra a matriz da obra o ostinato ao que me refiro está na caixa clara.

Na medida em que ingressam e regressam na orquestração até compor interessante tutti orquestral, os instrumentos dialogam compondo a textura com o padrão rítmico presente no instrumento de percussão.

São dois compassos, até que similares, na consolidação do ostinato de Ravel, estabelecendo ao pulso constante uma métrica de três tempos, composto por dois compassos.

Mas já que o ostinato completo está sobre seis pulsos poderíamos considerar o compasso hexanário? Sim, até poderia, mas o habitual ternário fortalece o discurso musical, ficamos assim com o mais comum.

Algumas relações e convenções métricas são optativas. E respeitam certa tradição musical. Por exemplo, há em alguns gêneros musicais dois ou mais instrumentos sobrepostos entretanto a definição métrica deve optar por um deles de acordo com a sensação que se absorve.

Voltando ao Ravel!

Provavelmente Maurice Ravel além de optar pela tradição do compasso ternário em detrimento ao compasso hexanário justo posto considerou que o último pulso de cada compasso compunha apenas uma variação e não caracterizando assim seis pulsos contínuos.

Qual a sua sensação para a obra? Isso é valioso para consolidar a escrita.

Procure reconhecer em obras a métrica e localize o ostinato se houver.

Sim, há casos de obras que não possuem ostinato. Abordaremos em outra conversa, assim como suas variações em forma melódica e harmônica. Hoje demos o primeiro passo desse assunto tão importante. Vamos em frente cravando uma definição:

O ostinato é um padrão rítmico, rítmico-melódico ou rítmico-harmônico, que estrutura parcialmente ou até totalmente uma obra musical! Ouça e pense música para que o conhecimento musical auxilie na prática do seu instrumento, na forma, composição ou arranjo

Todo padrão, como nos habituamos, torna-se terceira camada de audição. Aquela camada que nos esquecemos que existe, mas que move ritmo, gênero e até estilo musical.

Observe essa composição com ostinato harmônico.

A melodia completa da obra dialoga com o padrão, não há uma progressão harmônica, uma troca de textura, ou de intensão, o que há é a melodia convergindo e divergindo, criando tensionamentos e resoluções perante o mesmo acorde, constituído com um padrão rítmico – então um ostinato harmônico.

 

Nesta outra obra também há um ostinato harmônico, desta vez em métrica quinária.

Neste caso foi realizado de maneira criativa uma adaptação do ritmo do ijexá para compasso de cinco tempos mesmo que seja habitual ao ijexá apresentar-se em compasso quaternário.

Em dado momento, segunda seção, o ostinato se desfaz, perceba o buraco que parece ocorrer na obra!

No RAP é muito comum um ostinato melódico composto com outro ostinato rítmico, na escuta da obra Negro Drama, dos Racionais Mc’s, há um ostinato melódico de dois compassos, que percorre toda a obra musical.

Ou que tal nessa obra do contrabaixista icônico Jaco Pastorius – o contrabaixo está interagindo como ostinato melódico compondo toda a base da música. No vídeo a seguir o padrão surge a partir de 0:45.

Espero ter auxiliado em sua apreciação e aprendizagem.

Nas publicações como escrever uma partitura retomamos o assunto!

#VemProSouzaLima

Publicado originalmente em 06 de dezembro de 2017, ampliado e revisado em 25 de agosto de 2020.

 

Pós Graduação