O que é portfólio para um músico?

portfolio
Cursos Técnicos

O que é portfólio para um músico?

Para um músico profissional as interações e atividades exercidas entre os estudos e os trabalhos remunerados compõe nosso portfólio.

Como?

O portfólio inicial de um estudante de música que pretende se profissionalizar é composto por atividades estudantis bem sucedidas ou realizadas!

Um bom trabalho, ainda corrigido por um profissional, pode ser o ponta pé inicial para nossas atividades.

Um primeiro arranjo, uma primeira composição, um primeiro recital ou uma primeira apresentação. Cada uma dessas atividades comprovadas por partitura, vídeo ou áudio, é parte do compêndio que o representa profissionalmente no alvorecer de nossas carreiras.

Aqui está um dos primeiros discos que produzi, um disco e dvd, e que a contratação foi motivada a seguir de mostrar para o artista um trabalho que fiz na faculdade.

Nesse chamado embrião do portfólio direcionamos a organização e fundamento de nossa carreira profissional. Um trabalho bem realizado chama atenção de um colega, de um professor, de um público específico, e cada resultado estudantil respalda algo que no futuro gera renda.

Em um curso de arranjo ou de composição são comuns as atividades de criação. O futuro músico que estabelece portfólio na consolidação de sua atividade, precisa dos primeiros momentos alguns ainda como estudantes.

Claro, que reunir documentos e programas de recital é parte ínfima quando se leva em conta a era digital. Mas esses documentos, que também incluem certificados, são importantes mesmo hoje ao lado de fonogramas, álbuns, vídeos e entrevistas!

Quando acumulamos muitas atividades devemos selecionar o que é relevante como produtos para apresentar para um contratante como portfólio. O que representa melhor seu trabalho naquele momento e para esse contratante?

O que representa melhor o trabalho que estou propondo?

É possível apresentar uma coleção de atividades realizadas um portfólio específico para vender um serviço ou produto.

O seu portfólio pode ser apresentado diretamente ou indiretamente.

Se a divulgação do portfólio é indireta – aquela que não está exposta ao mundo pelos canais de streaming ou youtube, site, blog, é fundamental estabelecer uma apresentação que reflita cada qualidade.

Se a divulgação é direta – aquela que está exposta continuamente, cuide para que os recursos estejam atualizados, o mercado muda, e um portfólio ultrapassado pode revelar um desconhecimento profissional do que é atual. Ou até mesmo, um hiato de produção.

Aperfeiçoe a gestão do tempo para que esteja mantida ordem e organização do portfólio. Se você pretende seguir carreira acadêmica no primeiro ano crie um perfil na plataforma de Currículos Lattes. Ali está uma organização cronológica, de certo modo, um portfólio acadêmico.

O que faz parte de um portfólio para um músico profissional?

Currículo profissional, release, fonogramas, álbuns, site, currículo lattes, blog, vídeos, cartaz de divulgação, matérias, redes sociais e entrevistas.

Organize-se! O portfólio é sua bagagem!

#VemProSouzaLima

Opinião

Estimo hoje ter como portfólio cerca de setecentos textos publicados em meus blogs, setenta livros publicados no KINDLE, cerca de quinhentos fonogramas dispostos no streaming, vídeos no YOUTUBE de canais de TV, como a TV CULTURA. Arranjos escritos e composições, que podem ser mostradas no papel.

O portfólio é algo mutável, e renovado a cada mês praticamente. É preciso ter organização, coleta de dados e direcionamento.

Até dá para reunir o portfólio em um site, mas você quer mesmo que tudo seja visto?

Eu tenho alguns discos produzidos em uma gravadora aqui de SP que prefiro esquecer no meu portfólio, e não por ser ruim, apenas por ser algo que não pretendo mais trabalhar.

É preciso organizar o portfólio de maneira a refletir o trabalho que pretendemos realizar nas variações do mercado.

Publicado em 19 de março de 2018, ampliado e revisado em 21 de setembro de 2020.

Pós Graduação
Previous articleQuanto cobrar por um trabalho de música?
Next articleO que é fonograma?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.