O que é Produção Musical?

Cursos Técnicos

A tarefa do produtor musical se confunde com a do arranjador em algumas atribuições, principalmente as que são relacionadas com as práticas criativas. Mas tem muita diferença entre a ação do produtor musical e do arranjador!

Nessa publicação vamos tratar dos alicerces da produção musical!

O produtor musical em sua prática criativa constrói uma obra musical, de certo modo, arregimentando na escolha pontual dos músicos que participarão dos projetos, e a seguir editando a contribuição de cada músico.

Um alquimista, justamente.

O produtor musical pode atuar avaliando uma banda, e na escuta ir polindo certos elementos, propondo ideias, cortando excessos. Orientando. O produtor então também realiza curadoria artística e comercializa o show de determinado artista ou empreendendo determinada marca. Um vendedor.

Trata-se de uma carreira versátil que quando está para a criação é responsável por combinação, avaliando músicos que farão parte de determinado projeto.

Muitos produtores musicais não são arranjadores conceitualmente, alguns sequer são versados na tradição musical escrita e mesmo assim consolidam ideias musicais verbalmente. Mas quando são potencializam seu trabalho!

Claro, que se o produtor musical especializado em criação souber pautar os sons obtém algumas vantagens na comunicação com alguns músicos arregimentados. Mas se souber do repertório de cada músico selecionado, conhecendo-o profundamente e as referências do que procura, na comunicação verbal também obterá êxito.

produtor musical é contratado para gerir uma banda artística que dispensou conhecer a partitura, uma banda pop jovem, por exemplo. A comunicação e ideia precisarão ser apresentadas por outro meio, oral normalmente.

E que tipo de produtor você é? Ou quer ser?

Originalidade

Ao Produtor Musical se espera originar um trabalho. Muda-lo. Concebe-lo. Criar ideologicamente. Imaginando e realizando algo que identifique um novo caráter artístico.

O produtor musical pode ser um curador, e aí se estabelece novamente a originalidade. Àquele que reúne determinados artistas para um festival, um álbum, um show. Extraindo então das diferenças um produto artístico de interesse.

Da atuação comercial

Evidentemente que ao ingressar em situações burocráticas, o produtor musical atua comercialmente. Na venda dos shows. Na inscrição de uma lei de incentivo como proponente representando uma empresa. Nos preparativos e locações para determinado espetáculo. Nas questões de acomodação, locomoção, alimentação de um grupo ou dos elementos técnicos que compõe um show artístico.

A tarefa do produtor musical é bastante movimentada. Trafega da criação ao estafe comercial e de realização.

O investimento em formação do produtor musical se dá por diferentes meios.

Há programas tecnólogos e algumas especializações lato sensu em negócios em música – music business. Como trata-se de um programa “mão na massa” agora no Souza Lima há um curso Técnico em Processos Fonográficos com ênfase em Produção Musical, quer mais informações? Clique aqui!

Como conselho?

Realize uma formação em música que otimize a comunicação e amplifique as avaliações e situações de como atuar no mercado de produção, é preciso conhecer muito sobre música, referências estéticas são fundamentais para produzir algo artisticamente.

Se pretende atuar na área comercial conhecer as leis, regimentos, projetos culturais, documentações, tudo isso vai ajudar, e está presente no curso técnico em matérias como Introdução a produção musical, História da Produção Fonográfica no Brasil, Arregimentação e liderança, Legislação e Curadoria, Prática de Gravação e mixagem, Organologia, e muito mais!

Qual a diferença entre o arranjador e o produtor musical na questão criação?

O arranjador pauta, precisa executantes versados em leitura e escrita musical, para realizar o imaginário que criou. O arranjador tem controle escrito sobre cada nota.

O produtor musical vai polir a execução de algo realizado empiricamente. Sugerir oralmente. E se vai conceber algo do zero, mistura músicos executantes, expressivos, para que dessa experiência, nem toda escrita, se realize algo artisticamente notável. É uma liderança!

Atuei como arranjador e como produtor musical em trabalhos diferentes, com formas de criação diferentes no meu selo BAC Discos. E ainda para programas de televisão! Que experiência legal! Ambos são importantes! Está pronto para atuar na área de produção musical? Não?

Então vamos estudar!

#VemProSouzaLima

Ampliado e revisado em 04 de novembro de 2020. Publicado em 8 de janeiro de 2018.

Pós Graduação
Previous articleQual é a avoid note dos acordes Sus?
Next articleComo os acordes são formados?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.