O que é Quarteto de Cordas?

quarteto de cordas
Cursos Técnicos

O que é Quarteto de Cordas?

É um agrupamento musical típico da música clássica, logo depois, embora tenha sido apresentado de fato no Barroco Tardio. Nas primeiras décadas do século XVIII.

O quarteto de cordas reúne dois violinos, uma viola e um violoncelo – instrumentos de cordas friccionadas de ampla projeção sonora e controle praticamente absoluto de dinâmica. Ou seja, os sons podem ser controlados de fato – aumentar sua intensidade, diminuir, ou manter.

Acima de tudo para quem ainda não está habituado aos termos, friccionar é obter som por atrito, nesse caso corda e arco. E perante a organologia justamente esses instrumentos estão agrupados na família de cordas friccionadas.

Vale ressaltar que de maneira idêntica todos os instrumentos da família de cordas friccionadas possuem quatro cordas.

Escuta esse arranjo produzido por mim pela técnica de bloco, com o quarteto de cordas, e piano, como reforço de harmônicos.

O contrabaixo acústico possui uma variação orquestral com cinco cordas, que inclui uma corda mais grave, ampliando as possibilidades de tessitura do instrumento e, por assim dizer, da família das cordas.

É válido ressaltar que as cordas friccionadas possuem uma execução típica baseada na ação de beliscar as cordas – chamado pizzicato. Seja como for trata-se de mais uma técnica para o instrumento que compõe a estética do quarteto de cordas.

Símbolo de um Estilo

O agrupamento, com a finalidade de, tornou-se símbolo das obras dos principais compositores da música escrita – erudita.

Haydn, Mozart, Beethoven, Debussy, Villa-Lobos são alguns dos principais compositores a dedicar obras ao quarteto de cordas.

Fato relevante é que nesta reunião habitualmente todos os instrumentos exercem função melódica, oscilando entre as camadas da obra musical.

Desse modo as camadas são organizadas em protagonista, antagonista e contínuo, embora o instrumento mais agudo, no caso o primeiro violino, se destaque em certas composições clássicas, ele também poderia ser o antagonista.

Protagonista?

Dessa maneira, no quarteto de cordas, quaisquer dos instrumentos pode ter protagonismo momentâneo ou contínuo, no entanto o que se considera ideal para os processos criativos desse agrupamento, com viés romântico e contemporâneo, é que todos sejam extremamente desenvolvidos, alternando sua importância para escuta.

Às vezes em um viés clássico, homofônico, o primeiro violino é protagonista, é verdade, mas observar todos em pleno desenvolvimento é o ápice das composições para o agrupamento.

Se bem que o instrumento agudo chama atenção, principalmente pela imposição recente do mercado fonográfico sob influência do estilo clássico, é verdade, algo que torna inevitável reparar na fonte aguda como protagonista.

Típico

Esse desenvolvimento típico pode se basear sob o mesmo ponto de vista nas estratégias do contraponto, desenvolvidas desde o período renascentista na prática vocal, podendo ser potencializado quando tratamos de instrumentos de prática exclusivamente instrumental, o quarteto de cordas também se destaca.

Perfeito! Seja como for falamos um pouco, vamos agora conferir a extensão dessa publicação do BLOG Souza Lima no infográfico que preparamos?

Eu sou o autor do projeto, Professor João Marcondes, assino esse texto e conteúdo, que contou com o designer de Jean Forrer para infográfico! Grande parceiro!

Quarteto de Cordas

Publicado em setembro de 2019, ampliado e revisado em 21 de outubro de 2020.

OPINIÃO PESSOAL

O quarteto das cordas é um agrupamento fundamental antes de tudo para os compositores de música escrita. Eu particularmente tenho composto quatro obras integrais para quarteto de cordas. E usufruí do agrupamento parcialmente ou integralmente em algumas produções.

Nessa em especial é possível ouvir parte do agrupamento, por isso, dado que na produção na presença das vozes meninas, descartei algumas vozes, já que a obra estava destinada ao cinema.

Qual instrumento foi descartado? A viola, um violino ou o violoncelo? Lembrando que aqui se acrescentou o contrabaixo acústico tocado em pizzicato, procurando alguma profundidade quanto a execução dos instrumentos. A presença do contrabaixo forma um quinteto de cordas, como vimos no infográfico.

A cena do filme foi gravada com a música para os atores, atrizes e figurantes. Um momento muito emocionante, que trouxe uma visão especial para a produção da película cinematográfica.

A produção musical nesse caso contribuiu com a expressividade solicitada pelo diretor. Para mim foi uma surpresa o método escolhido pelo diretor para utilização da música, que emocionou imensamente os participantes.

A cena era uma missa de corpo presente, gravada em uma Igreja na cidade de Porto Alegre.

Gostou da trilha? Escreva, quem sabe produzimos algo? www.joaomarcondes.com

#VemProSouzaLima

 

 

Pós Graduação
Previous articleComo organizar o tempo para estudar música?
Next articleComo é um curso de regência?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.