O que é quiáltera?

quialtera
Cursos Técnicos

O que é quiáltera?

Quiáltera é uma alteração momentânea ou provisória na sensação de subdivisão de uma obra musical.

A subdivisão original de um compasso simples é binária. Assim divide o pulso em duas partes iguais – chamamos de primeira subdivisão. Se o pulso é dividido em quatro partes iguais no compasso simples, chamamos de segunda subdivisão. Prevalece então proporções matemáticas binárias.

Nesse caso então a subdivisão momentânea pode ser dividindo o pulso em três partes iguais, o que se chama em teoria de quiáltera de tercina. A quiáltera como exceção apresenta uma subdivisão diferente.

Existem dois tipos de quiáltera: 1| A quiáltera natural – que ocorre em música como um fenômeno comum, cultural. Por exemplo: A tercina e a sextina são quiálteras naturais perante a subdivisão binária. A duína e a quatrina são quiálteras naturais perante subdivisão ternária. 2| A quiáltera artificial – que ocorre em comum no compasso de subdivisão binária e no compasso de subdivisão ternária – sendo elas quintinas e septinas. E são proposições artísticas individuais, não se encontram, por exemplo, no folclore.

Assim!

Se a subdivisão que prevalece é binária, típica dos compassos simples, a quiáltera pode ser então uma tercina e uma sextina – como naturais; e uma quintina e até um septina como quiálteras artificiais.

Se a subdivisão que prevalece é ternária, típica dos compassos compostos, a quiáltera pode ser então uma duína ou uma quatrina – como quiálteras naturais; e uma quintina e até um septina como quiálteras artificiais.

Vale ressaltar que as quiálteras também podem ocupar o espaço de um compasso, ou a soma de figuras, ou até partes de uma figura. Mas são frutos das somas de fração de uma quiáltera de subdivisão, provendo então da ligação de duas ou mais figuras.

Como a alteração é provisória, logo se movimenta ao padrão de subdivisão original. Esse é o ponto da quiáltera – que altera provisoriamente a sensação de subdivisão.

Essa publicação tende a crescer com mais exemplos e argumentos. Mas por enquanto que tal cantar uma progressão rítmica de compasso simples. Vamos tentar?

#VemProSouzaLima

Pós Graduação
Previous articleA morte precoce de uma artista
Next articleO que é ECAD?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.