O que é um Spalla?

o que é spalla?
Cursos Técnicos

O que é um Spalla?

Spalla é um músico escolhido como liderança por qualidade e desenvoltura instrumental. Para que seja o condutor de um grupo de câmara, ou para que seja liderança na ausência do regente de um agrupamento sinfônico – como a orquestra, a banda ou a jazz-sinfônica.

Em cada naipe de um grupo sinfônico pode haver um spalla, embora o mais comum é que seja na Orquestra Sinfônica e na Orquestra Jazz Sinfônica o primeiro violinista. Aquele sentado mais proximamente ao maestro, a sua esquerda. Enquanto no agrupamento da banda sinfônica o instrumentista designado spalla pode variar substancialmente.

A própria qualificação do maestro ou regente orquestral se deu através da figura do primeiro violinista. A batuta, por exemplo, tem sua origem atrelada ao arco do violino, previamente utilizado para estender a condução, ou os dedos do maestro, ao músico que está mais distante dele, a linha dos percussionistas sinfônicos.

Não há uma especialidade ou curso de formação para spallas, dada que a seleção do musicista que representa se dá por qualidade técnica. Embora se espere também boa comunicação, experiência e algum conhecimento de paradigmas expressivos e interpretativos da regência.

Em um agrupamento de câmara será o músico a fornecer as respirações e demonstrações de pulsação, retomadas de uma fermata, ou consolidação de intensidade.

Gostou do texto? Compartilhe!

#VemProSouzaLima

Pós Graduação
Previous articleQuero ser Musicista Entrevista: Patricia Lopes
Next articleO que é Bossa-Nova?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.