O que é uma unidade de compasso?

O que é uma unidade de compasso?
Cursos Técnicos

O que é uma unidade de compasso?

Unidade de compasso é uma única figura simples que preenche a totalidade da composição métrica estabelecida em uma fórmula ou signo de compasso.

Por exemplo: no compasso dois por quatro, a figura da mínima preenche a totalidade. Uma única figura, por isso, figura simples.

O compasso quatro por quatro tem a figura da semibreve como sua totalidade. Outra figura simples.

Na teoria tradicional, um compasso ternário, qualquer que seja, ou um compasso que rompa com a proporcionalidade do quadro de valores binários, não possui figura capaz de estabelecer-se como unidade de compasso.

A esses compassos que dependem de uma composição composta a totalidade é atingida com mais de um símbolo – figura de valor mais ponto de aumento, figuras de valor ligadas com ligadura, figura de valor e duplo ponto de aumento, essa totalidade se chama unidade de som.

#VemProSouzaLima

Pós Graduação
Previous articlePosso usar apenas o segundo ponto de aumento?
Next articleComo estudar música sem instrumento?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.