O que faz um roadie?

roadie
Cursos Técnicos

O que faz um roadie?

Roadie é um técnico de espetáculo musical. Um especialista normalmente em determinado instrumento; ou um músico eclético capaz de afinar, manusear, simular a execução, regular se preciso como faria um luthier ou um especialista, um instrumento musical.

Um roadie viaja com bandas em turnês, é uma figura que se vê, por exemplo, passando o som ou contribuindo com o artista e seus músicos na hora da passagem de som, e que está sempre atento na hora do espetáculo para problemas ocasionais – da troca de encordoamento até a substituição de um instrumento.

Não há formação específica para roadie. Mas como trata-se de uma profissão que requer conhecimentos mútuos para se consolidar é preciso ter profundidade em um número interessante de assuntos.

Se o roadie for de um guitarrista – saber tocar o instrumento, regular, ligar pedaleiras, entender de elétrica, saber soldar, conhecer estilo e agrupamentos, conhecer acústica relativamente.

Como qualquer área da música esta formação por ser adquirida por experiência.  No entanto, preparar-se para ela com boa apresentação e conhecimentos previamente estudados de eleva mais rapidamente a uma situação de mercado de trabalho.

Quer ser roadie, perfeito, lembre dessas e outras dicas! E vamos em frente em realizar este sonho! O roadie é aquele que está ali no canto da imagem que ilustra a publicação.

Vale muito a pena!

Pós Graduação
Previous articleExiste mesmo ouvido absoluto?
Next articleComo escrever um acorde em cifra que parece ser impossível?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.