O que representa ser músico em um país como o Brasil?

como é ser músico
Cursos Técnicos

O que representa ser músico em um país como o Brasil?

Luta constante. Pouco tempo, ou nenhum tempo, para comemorar uma conquista. Muita cobrança da sociedade como um todo, e da nossa sociedade – família e amigos.

Ser músico em um país como o Brasil é ser resistência. É ouvir de um não sei que somos sustentados por leis de incentivo. Do que se chama por aí de gente de bem, são ouvidos moucos que não percebem a imensidão da arte de organizar os sons.

Atuar como músico no Brasil é provar seu valor para todos – do empregador que lucra com seu trabalho mensalmente, até para um programador de uma casa de cultura ou um espaço que realiza shows que foi empossado de alguns micropoderes.

Em pouco menos que vinte de carreira, ser músico é ir no Poupatempo e responder mais uma vez sua profissão, e ouvir do atendente um: Mas você trabalha com o que? Como se música não fosse trabalho.

Ou ouvir de um desistente, uma pessoa que até almejou ser músico mas pelas pressões da sua sociedade sucumbiu, que não dá para viver de música no Brasil – mesmo o cidadão ciente que você vive da música.

Ser músico no Brasil é ouvir a sugestão de uma pessoa para você mudar de área, sem que ela saiba seu contracheque, seu sonho, ou seu objetivo – simplesmente por considerar que ser músico é ser menos.

Ou ainda ouvir de uma pessoa que seu trabalho é menos rindo da sua pauta, eu com um BLOG sobre música que já recebeu dois milhões de leitores, e oito milhões de leituras. Luta.

E ainda ter a sacanagem de colegas de profissão, gente que você criou, produziu, afirmou, incentivou, simplesmente consolidar-se em édipo, se é que me entende.

Não é fácil ser músico, mas venha estudar comigo, eu te mostro o caminho.

Hoje morreu Elza Soares, morreu uma figura de luta. Que sua luta não adormeça com ela.

Pós Graduação
Previous articleO que é mais importante para carreira de um músico?
Next articleAlgum dia a profissão do músico será respeitada?
Eu sou o Professor João Marcondes! Apaixonado por música e educação musical. Sou compositor e instrumentista com muita coisa publicada. Sou coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical da Faculdade e Conservatório Souza Lima - cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Também coordeno programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. E coordeno as unidades Moema e Alphaville desde 2010. Também atuo na instituição em tarefas administrativas, e sou diretor da editora Souza Lima. Sou autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Meus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. E também de maneira impressa. Sou educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Minhas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. Sou diretor e fundador da gravadora BAC Discos! Que lançou diversos artistas atuantes hoje na música brasileira. Conheça em www.bacdiscos.com/ Segue meu instagram; https://www.instagram.com/joaomarcondesoficial/