O que são Cifras?

joão marcondes
Cursos Técnicos

É uma linguagem interpretativa que propõe conjuntos de acordes através de letras, números e símbolos. Pautada acima do pentagrama, a cifra propõe cada conjunto.

A, B, C, D, E, F, G – representam as doze fundamentais. Lá, si, dó, ré, mi, fá e sol.

E que podem ser alteradas em um semitom ascendente ou descendente, respectivamente sustenido e bemol.

A# e Ab. B# e Bb. C# e Cb. D# e Db. E# e Eb. F# e Fb. G# ou Gb.

Desse modo algumas cifras atingem enarmonia – quando um som ou um acorde possuem formas diferentes de se representar, mesmo se tratando de um mesmo som ou conjunto de sons.

A# enarmônico de Bb. B# enarmônico de C. C# enarmônico de Db. D# enarmônico de Eb. F# enarmônico de Gb. G# enarmônico de Ab.

Tríades

As letras quando maiúsculas representam para cifras as tríades maiores, melhor os conjuntos de tríade maior.

A lá maior. B si maior. C dó maior.

Se compostas com um “m” minúsculo, um conjunto de tríade menor.

Am lá manor. Bm si menor.

Algumas cifras substituem a letra minúscula pelo sinal de menos, ou pelo termo provindo do inglês “minor” (ou abreviado em min).

Am lá menor ou A- ou Amin ou Aminor.

Se compostas com o termo “dim”, um conjunto de tríade diminuta.

Adim lá diminuto.

Algumas cifras substituem o termo dim, pelo símbolo circular a direita e acima da letra maiúscula. Embora o ideal é utilizar o círculo para a tétraxe diminuta, por representar simetria.

A° lá diminuto. (Trata-se aqui de uma tríade)

Se compostas com o termo “aum”, um conjunto de tríade aumentada.

Aaum lá aumentado

Algumas cifras substituem o termo aum, pelo símbolo de mais a direita da letra maiúscula, ou pelo símbolo acompanhado do número 5 com o mais ou sustenido.

A+ lá aumentado. Ou A#5 lá aumentado. Ou A5+ lá aumentado.

Tétrades

As sétimas acrescentam termos e números para o processo interpretativo da cifra. Há muitas formas de cifragem em curso no mundo. Abaixo as cifras que são mais utilizadas na música brasileira, no momento.

Quando a tríade é maior com sétima maior: X7M ou Xmajor7 ou Xmaj7 ou XMA7

Quando a tríade é maior com sétima menor: X7 (nessa cifra há consenso).

Quando a tríade é menor com sétima menor: Xm7, ou X-7, ou Xminor7, ou Xmin7.

Quando a tríade é menor com sétima maior: Xm(7M), ou X-7M, ou X-(maj7).

Quando a tríade é aumentada com sétima menor: X+7, X75+; X75#.

Quando a tríade é aumentada com sétima maior: X+7M, X7M5#.

Quando a tríade é diminuta com sétima menor: Xᶲ, ou Xm7(5b).

Quando a tríade é diminuta com sétima diminuta: X° ou X°7.

Quando do caso do acorde, tétrade suspensa: Xsus7, X7sus4.

Conclusão

Agora resta tratar das inversões de acorde. Mas lembre-se que uma inversão não modifica o conjunto de notas. É apenas uma circunstância que será representada na cifra com uma barra transversal, ao lado direito, com a nota que faz parte do conjunto.

Para a Tríade de dó maior – dó, mi e sol.

C – posição fundamental.

C/E – primeira inversão.

C/G – segunda inversão.

Tétrade de Dó maior com sétima maior, conjunto de dó, mi, sol e si.

C7M – posição fundamental.

C7M/E – primeira inversão, baixo na terça.

*Exceto no conjunto Xsus7, cujo baixo se apresenta na 4ª, na primeira inversão.

C7M/G – segunda inversão, baixo na quinta.

C7M/B – terceira inversão, baixo na sétima.

Aproveite!

 

Pós Graduação
Previous articleO que é o BLOG Souza Lima?
Next articleComo estudar música, sozinho? Em sete passos
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.